João Pessoa, 24 de junho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Viva o Centro: prédios históricos...
Viva o Centro: prédios históricos da Capital ganham novos usos
25.04.2024
Redação
Olenildo Nascimento

A reestruturação do Hotel Globo e a inauguração do Centro de Referência do Artesanato Paraibano são exemplos de ações de revitalização do Centro Histórico

O Centro de João Pessoa vai receber o maior pacote de medidas da sua história. Com investimentos que somam R$ 400 milhões, o programa ‘Viva o Centro’ traz ações que visam impactar a região central da cidade nas áreas de economia, segurança, infraestrutura, habitação, cultura, turismo e mobilidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado, após discussões levantadas pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para trazer nova movimentação ao Centro Histórico.

Entre as ações iniciadas, a Prefeitura da Capital já concluiu a reforma do Hotel Globo e tem obras em execução para reestruturar o antigo Clube Cabo Branco, na Duque de Caxias, que vai sediar a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope); e o Conventinho, que irá se transformar em Escola de Artes, Biblioteca Municipal, Galeria de Artes e ainda terá um anfiteatro e auditório.

Por parte do Governo, a primeira ação de intervenção visando contribuir para a ocupação do Centro Histórico de João Pessoa foi o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, que vai funcionar no antigo Colégio das Neves, na Praça Dom Ulrico. O equipamento tem um conceito de sustentabilidade e contará com ambientes para empresas âncoras, recepção interativa, espaço de conhecimento (com paredes de pesquisa e mesas touchscreen), espaços de coworking, espaços makers, espaços de P&D de soluções de alto rendimento, espaços de incubadoras e aceleradoras, espaço de robótica, praça de alimentação e auditório.

O Executivo Estadual também inaugurou o Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap), localizado num casarão histórico do Centro, onde funciona um laboratório permanente de inovação e design. O prédio também abriga a Federação do Artesanato e da Curadoria e um escritório onde os clientes podem ser atendidos mediante agendamento prévio. Em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o Governo também executa as obras de restauração do prédio do Palácio da Justiça.

Feira de Negócios

Os empresários interessados em investir no Centro de João Pessoa terão uma grande oportunidade para colocar em prática os seus projetos, durante a Feira de Negócios Viva o Centro. O evento vai acontecer no Teatro do Sesc, no Centro, nos dias 2 e 3 de maio. Lá, os empresários terão a oportunidade de conhecer todos os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo e pela Prefeitura, e iniciar os processos de adesão aos programas. Haverá estandes, também, enfocando o reforço da segurança e investimentos em infraestrutura na área central, além de oferta de crédito através do Empreender Paraíba, do Governo, e do Programa Eu Posso, da Prefeitura.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.