João Pessoa, 24 de junho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Sessão especial comemora o dia...
Sessão especial comemora o dia do Intérprete de Libras
02.10.2023
Cybele Morais
Juliana Santos

Vereador Odon Bezerra (PSB) foi o autor da propositura

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta segunda-feira (02), sessão especial alusiva ao Dia do Intérprete de Libras. A sessão foi proposta pelo vereador Odon Bezerra (PSB) e reuniu pessoas surdas e deficientes auditivas, além de intérpretes de libras.

O vereador Odon Bezerra falou sobre a motivação para a realização da sessão. “Quando valorizamos o profissional intérprete de Libras estamos falando em inclusão, pois quem é surdo ou deficiente auditivo se sentia excluído da sociedade. Muitas vezes ficava enclausurado sem poder sair de casa, sem poder ir a um cinema, a um teatro ou pegar um transporte público. Hoje há um olhar voltado para a acessibilidade, para essas pessoas que necessitam dessa atenção especial”, afirmou.

Para o representante do Sindicato dos Tradutores/Intérpretes de Libras, Adailton Ramos, o momento foi marcante, uma vez que os intérpretes de Libras facilitam a comunicação entre os surdos e os ouvintes que não sabem Libras e esse profissional muitas vezes é desvalorizado. “A maioria dos eventos conta com palestrantes, equipamentos de som, de imagem, tudo perfeito, mas quando chega o momento de cumprir a legislação para a presença do intérprete/tradutor, a alegação é que acabou o dinheiro, não cumprindo o direito à acessibilidade”, destacou.

Por sua vez, Heitor Diniz, representante do Ministério com Surdos da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, disse que há a necessidade de valorização desses profissionais que são os ouvidos e a garganta dessas pessoas que enxergam com os olhos e falam com as mãos. “Viemos comemorar esses profissionais que bravamente se desdobram e que muitas vezes são mal interpretados. Lutamos para que os surdos possam se sentir cada vez mais importantes, seja dentro dessa perspectiva de acessibilidade e inclusão”, acrescentou.

A coordenadora do Centro de Atendimento aos Surdos da Funad, Lenice Carneiro, afirmou que a Paraíba possui hoje quatro centrais de interpretação de Libras, em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira. “Hoje, em João Pessoa, nenhum surdo vai para algum serviço sem antes fazer o agendamento e ser acompanhado de um intérprete de Libras, atendendo 200 usuários por mês e isso é grandioso”, pontuou.

“Não adiantaria falar em inclusão se nós não tivermos os mecanismos e é extremamente sensível a iniciativa da CMJP de homenagear os intérpretes, para que leis que estão postas e sejam efetivadas”, frisou Késsia Liliana, superintendente do Procon estadual.

A professora de Libras da rede municipal de Educação, Rose Silva, concluiu dizendo que existe um trabalho instituído na rede municipal de ensino, com profissionais surdos e profissionais ouvintes, intérpretes de Libras e professores de Libras. “Nesse momento estamos instituindo as escolas de referência para educação de surdos e eu acredito que estamos vivendo um momento ímpar na rede municipal de ensino e acreditamos que podemos fazer muito, todos juntos, em prol da acessibilidade”, finalizou.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.