João Pessoa, 19 de maio de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Projeto Escola na Câmara recebe...
Projeto Escola na Câmara recebe visita de alunos de Direito da Uninassau
25.05.2023
Rebeca Neto
Olenildo Nascimento

Na ocasião, os estudantes aprenderam sobre o histórico do Poder Legislativo Municipal, o funcionamento de uma sessão na Câmara, o processo legislativo e as formas de participação da sociedade

Nesta quinta-feira (25), estudantes de direito da Uninassau – João Pessoa visitaram as dependências da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e acompanharam um trecho da sessão ordinária. A visita da instituição de ensino amplia o projeto ‘Escola na Câmara’, desenvolvido pela CMJP por meio da Escola do Legislativo Professor Celso Furtado em parceria com o Centro Cultural da Casa.

O vereador Carlão (PL) recepcionou os alunos juntamente com servidores da Casa. Segundo afirmou, ele foi um dos que trouxe a ideia de abranger estudantes do ensino superior no projeto, por acreditar que é preciso abrir as portas da Câmara de João Pessoa e dialogar: “Vi que a gente poderia ir um pouco além e fomos, trazendo os estudantes de Direito, que serão futuros operadores do Direito, como advogados, promotores, juízes e vereadores. Eles é que são o futuro profissional do Direito e de João Pessoa. É mais um passo que a Câmara dá, abrindo as portas para a sociedade. O poder público tem que fazer mais isso”.

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto, a ampliação do projeto para universitários se deu também a partir da demanda de alunos e instituições que já procuravam a Câmara para tratar dessa possibilidade. “Como a Escola do Legislativo já tinha uma expertise de tratar com o público do ensino superior por conta dos projetos de estágio visita, então, adaptamos a palestra que tínhamos para escolas do ensino médio com o treinamento com os estagiários visitantes”, explicou. Ele contou que a proposta da visita é falar sobre o histórico do Poder Legislativo Municipal, mostrar o funcionamento de uma sessão na Câmara, o processo legislativo e as formas de participação da sociedade.

Sobre proporcionar essa experiência para os estudantes, Jonathas Barbosa, coordenador do Curso de Direito da Uninassau – JP, ressaltou: “Essa parceria público-privada é interessante para ambas as partes. É muito importante para os alunos verem a teoria na sala de aula e vivenciarem a prática. Eles começam a estudar no terceiro período a parte de processo legislativo, que inicialmente não gostam porque tem muitos detalhes, mas, quando veem na prática, a absorção desse conteúdo se torna mais efetiva”. Luan, um dos estudantes presentes na ocasião, reforçou: “É impressionante. A gente vê como acontecem as solicitações das leis”.

Após a visita, os estudantes elaborarão avaliações, que deverão ser encaminhadas à Câmara de João Pessoa: “Muita coisa de mobilidade urbana, por exemplo, a gente já teve encaminhamento de vereador por causa da visita de estudantes que têm a prática de pegar o ônibus”, afirmou o diretor Paulo Eduardo.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.