João Pessoa, 14 de abril de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Profissionais da área técnica exaltam...
Profissionais da área técnica exaltam importância da TV Câmara JP para sua vida profissional e para sociedade
22.11.2023
Damião Rodrigues
Olenildo Nascimento

Em cinco de dezembro deste ano, a TV da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) celebra seus 20 anos de existência.

Na celebração dos 20 anos da TV Câmara de João Pessoa, servidores das áreas técnicas refletem sobre sua atuação nesta história e sobre a importância da emissora para a sociedade pessoense. No dia 5 de dezembro deste ano, a TV da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai celebrar seus 20 anos de existência, a partir das 17h, no Teatro do Serviço Social do Comércio (SESC), no Centro da cidade.

A TV Câmara de João Pessoa, pioneira entre as TVs legislativas do nordeste, consolidou-se como um dos importantes instrumentos democráticos e de transparência da capital paraibana sendo referência pra instalação de outras emissoras legislativas pelo Brasil.

Essa trajetória exitosa não seria possível sem o empenho de vários profissionais da área técnica, como o diretor de Programação, Javier Figueiredo, que destacou que sua jornada de sete anos na TV Câmara JP tem sido enriquecedora e repleta de aprendizados. “Ingressei na equipe como parte da produção e ao longo do tempo evoluí para a posição de responsável pela programação. Essa emissora não é apenas um local de trabalho para mim, mas uma plataforma pela qual posso contribuir para a construção de uma sociedade mais informada, participativa e democrática. Ao longo desses sete anos, testemunhei em primeira mão a importância vital desse veículo de comunicação pública legislativa, e sinto-me honrado por fazer parte desta caminhada que vai além do simples âmbito profissional, influenciando positivamente a sociedade que servimos”, refletiu.

Som e Imagem

A emissora tem sido a voz e a imagem dos vereadores para toda a cidade em comunicação direta com a população sem intermediário por suas transmissões ao vivo e programas. Isso só pode acontecer graças a profissionais da área de som e imagem que abnegadamente modulam e organizam as imagens e sons da TV.

O cinegrafista Diego Corrêa ressaltou que tudo o que vai ao ar na TV Câmara passa, literalmente, pelos olhos e mãos do repórter cinematográfico. “O primeiro passo pra que o conteúdo – a informação – chegue ao telespectador, é a captação das imagens que vão compor o material. Seja em reportagens sobre o que ocorre no dia a dia da Casa, seja em programas das mais diversas vertentes que temos em nossa programação, como documentários, séries especiais, entre outros. Tudo passa por nosso olhar apurado. As imagens precisam informar por si só. E este trabalho é bastante gratificante pra mim, enquanto profissional de comunicação. É muito satisfatório saber que aquilo que está no ar, aquela imagem que a população está assistindo ali direto do sofá de sua casa, do celular, de onde estiver, conta com nossa contribuição. É uma honra poder fazer parte de 11 destes 20 anos de história e sucesso da TV Câmara JP”, revelou, orgulhosamente. 

Já operador de áudio na TV Câmara Igor Aires explicou que precisa manter a mesma qualidade para os diversos tipos de voz e sons nas transmissões. “Meu trabalho é bem técnico e eu preciso colocar tudo da melhor forma possível. A voz das pessoas deve estar com clareza e democraticamente igual, em questão de volume e equalização. A gente presta um serviço para a sociedade e garante a transparência do trabalho dos vereadores. Tudo que ocorre na Câmara passa aqui pela TV e esta é uma forma que a sociedade tem de estar acompanhando tudo que é feito aqui dentro”, asseverou. 

Por sua vez, Laison Sampaio, responsável pelo “corte” das imagens da TV, enfatiza seu orgulho em participar do quadro de um equipamento tão importante para sociedade pessoense.  “Eu me sinto muito orgulhoso em fazer parte desses 20 anos da TV Câmara onde estou há 12 anos e vivi muitas coisas boas. Vi muitos projetos serem aprovados para ajudar a sociedade e muitas discussões em prol dos cidadãos. Eu, que trabalho diretamente fazendo o corte das câmeras, estou sempre atento às sessões. Vi a TV Câmara de João Pessoa sair do canal fechado e ir para TV aberta, assim ficando mais acessível a todos. Então fazemos de tudo para entregar total transparência para a sociedade”, assentiu.

Experiências e transformações

Desde seus primeiros dias, a TV Câmara JP estava destinada a ser uma emissora sujeita a experiências e transformações constantes, como nos confidencia o então técnico de operações e radialista Joakim Schuler. “Foram dois momentos que me marcaram na TV Câmara JP como profissional. O primeiro foi no inicio de tudo. A TV Câmara JP só tinha na grade de programação ao vivo as sessões. Os programas eram todos produzidos por uma equipe de profissionais, como repórter, cinegrafistas, editores e jornalistas. Os programas eram gravados e colocados na grade de programação da TV. O segundo momento foi a mudança de TV a cabo para o sinal aberto. Eu participei dessa transição, desde a chegada dos transmissores até a montagem da torre de transmissão da TV”, ilustrou. Ele ainda fez questão de ressaltar a importância de toda experiência. “Isso tudo foi muito importante para mim. Eu estava lá participando da equipe quando TV Câmara JP entrou no ar com o sinal analógico e digital ao mesmo tempo. Isso foi muito bom para minha carreira profissional. Outra coisa que eu aprendi na TV púbica é que ela mostra transparência. Nela você tem como acompanhar os trabalhos do seu vereador. Aquele para quem você depositou seu voto, depositou sua confiança e você pode ver realmente se ele está trabalhando em prol de sua cidade. Parabéns, TV Câmara JP pelos seus 20 anos”, ensejou.    

Modernização da TV Câmara JP

Outro profissional que faz parte das principais transformações por que passou a TV Câmara JP é o engenheiro Wellington Sampaio que coordenou as principais inovações da emissora, desde a aquisição de equipamentos para a nova grade de programação ao vivo até a instalação e ativação da estação transmissora do canal aberto. “Comecei na TV Cabo Branco na sua implantação. Depois fui pra TV Tambaú. Com essa experiência fui convidado por Vaneide Araújo, então diretora da CMJP, pra implantar a modernização com a programação ao vivo e novos equipamentos da TV Câmara JP. Na época, o presidente era Durval Ferreira. Fiz um projeto arrojado, tínhamos equipamentos de ponta, todos digitais. Coisa que muitas TVs comerciais ainda não tinham”, explicou. De acordo com ele, a TV Câmara JP era referência em TVs Legislativas no Nordeste, inclusive com a Câmara Federal a indicando como referência no Nordeste. “Implantamos um projeto piloto de interatividade com o Ginga, um convênio com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com a Câmara Federal, com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e com empresas que forneceram equipamentos. Foi um sucesso. Depois, fui convidado a ser diretor da TVPE. E agora coordeno a técnica e operação da TV Câmara do Recife. Foi uma experiência incrível! Tive oportunidade de aplicar todos os conhecimentos da TV digital que na época estava começando. Tive oportunidade de ser conhecido pelo legislativo de Recife, onde hoje trabalho”, declarou.

Como parte desta comemoração, personalidades que fizeram parte de alguma forma dessa história também mandaram suas felicitações à emissora. Os vídeos de congratulações podem ser conferidos na grade da programação (canal aberto digital 6.2; canal 23 da TV a cabo Net) ou ainda no canal do YouTube TV Câmara JP (/tvcamarajp).

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.