João Pessoa, 21 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Parlamentar pede sensibilidade de gestores...
Parlamentar pede sensibilidade de gestores para artes cênicas em JP
08.11.2022
Redação

A vereadora Helena Holanda (PP) celebrou a aprovação do projeto que institui o “Dia Municipal das Artes Cênicas” e do programa “Adote um banco de praça”

Nesta terça-feira (8), a vereadora Helena Holanda (PP) celebrou, na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa a aprovação do Projeto de Lei Ordinária que institui o 10 de setembro como “Dia Municipal das Artes Cênicas” e do programa “Adote um banco de praça”. O primeiro visa a conscientização da valorização da cultura popular de João Pessoa. Já o segundo se trata da doação de bancos de praça para hospitais, maternidades, parques e outras áreas públicas, proporcionando um local de descanso que poderá também ser utilizado para publicidade, com isenção de taxas. Na ocasião, Helena destacou a importância da sensibilidade dos gestores para as artes cênicas na capital.

Partindo do pedido do vereador Thiago Lucena (PRTB) de que a Prefeitura encabeçasse as negociações da venda do Teatro Ednaldo do Egypto, a parlamentar apelou para que os gestores tivessem um olhar sensível aos teatros e às artes cênicas em João Pessoa. “Ha 50 anos que me apresento pelos teatros daqui. Gosto de dizer que esse trabalho leva qualidade de vida e reflexão sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência”, afirmou.

Sobre o Teatro Paulo Pontes, onde também se apresenta, ela relatou que, embora disponha de camarim, por ser subterrâneo, dificulta a acessibilidade das pessoas com deficiência: “Não tem acessibilidade para ir ao camarim”. Holanda disse que o Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, e o Facisa, em Campina Grande, seriam bons modelos nesse sentido, mas observou: “Nossa dificuldade no Pedra do Reino é não ter linhas de ônibus para lá. Precisamos movimentar bem mais o Centro de Convenções para que as linhas de ônibus passem a ter frequência e levar nosso trabalho para lá”.

“Precisamos de mais teatros, de mais pautas, porque são muitos artistas que têm necessidade. Não quero passar a fazer como fiz há muito tempo, de ter que sair me apresentando em outros lugares do país. João Pessoa e Paraíba merecem ter um trabalho de Stella Paula, Maurício Germano, e vários profissionais que têm suas companhias de dança e ficam limitados de mostrar à sociedade de João Pessoa um trabalho magnífico. E peço aos pessoenses que vão aos teatros. É muito trabalho que temos para montar uma peça, um espetáculo”, reivindicou.

Helena também enfatizou: “Para muita gente, a dança, o teatro, a música, podem ser apenas mais um trabalho, mas a arte cênica foi o que começou a trazer, no mundo, qualidade de vida. Esquecer por um momento dos problemas que temos naturalmente no dia a dia. Quisera eu que aqui nessa casa tivesse um espaço em que, na hora do almoço, pudesse haver dança, ou ginástica, para se reestabelecerem e voltarem ao trabalho”.

O vereador Carlão (PL) comentou: “Nesse tempo de tanta turbulência, é muito bom ver a discussão política ser quebrada e ver a exaltação do belo, da arte, da cultura”. Já o Bispo José Luiz (Republicanos) também destacou: “Respeito muito sua arte”.

Helena Holanda, então, concluiu agradecendo à contribuição de vereadores com emendas.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.