João Pessoa, 13 de junho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Parlamentar é contra reajuste das...
Parlamentar é contra reajuste das passagens de ônibus
24.02.2022
Redação

O vereador Junio Leandro (PDT) usou seu pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira (24), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para se posicionar contra um possível reajuste na tarifa do transporte coletivo urbano da Capital. Segundo o parlamentar, o serviço é precário e não justifica o reajuste tarifário.

O parlamentar citou a reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU) prevista para esta sexta-feira (25), na qual uma das pautas do encontro é o reajuste do valor das passagens de ônibus de João Pessoa. “Quero antecipar meu posicionamento contrário em qualquer matéria que venha para esta Casa no sentido de reajustar as tarifas”, adiantou o parlamentar.

Junio Leandro justificou seu posicionamento contrário relatando a precariedade do serviço. “O setor teve uma isenção de impostos que, como contrapartida, previa até ar-condicionado nos ônibus, mas o que vemos são veículos com a lotação acima do regulamentado, frota reduzida, pessoas que ficam horas nas paradas esperando. Além disso, o motorista é obrigado a exercer a função do cobrador, ele é obrigado a dirigir e passar troco”, relatou o vereador, enfatizando que a dupla função põe em risco a vida das pessoas.

O parlamentar denunciou ainda a falta de ônibus com acessibilidade. “A maioria dos ônibus acessíveis não funcionam”, afirmou o vereador.

“João Pessoa não é metrópole, não é cidade grande. O valor cobrado hoje é mais do que o suficiente, haja vista a redução de trabalhadores, isenção de impostos e frota reduzida. O nosso mandato se antecipa à reunião de amanhã dizendo não a qualquer tipo de reajuste de passagem. Há a isenção de impostos a empresários, mas não há isenção de IPTU a quem não tem a sua rua calçada ou de quem está passando aperto na pandemia”, declarou o vereador.

Clarisse Oliveira

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.