João Pessoa, 13 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Órgãos se unem à CMJP...
Órgãos se unem à CMJP em ação do Maio Amarelo
21.05.2024
Clarisse Oliveira
Olenildo Nascimento

Veículos destruídos foram expostos em quatro pontos da cidade para conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito

Todos juntos na conscientização sobre a importância da segurança no trânsito. Essa foi a essência da ação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) que reuniu órgãos de segurança viária e atendimento de emergência, na manhã desta terça-feira (21), para impactar o cidadão pessoense. Veículos danificados simulando acidentes foram expostos em quatro pontos da cidade para chamar atenção para como as imprudências no trânsito podem se tornar tragédias.

“Hoje, a gente traz aqui essas simulações de acidentes, chamando a atenção da população, justamente para alertar sobre os números alarmantes. Foram quase 800 mortes só no ano passado e este ano mais de 260 vítimas fatais. São números de uma guerra civil e precisamos dar um basta nisso, a população precisa se conscientizar, a paz no trânsito precisa reinar. Estamos aqui fazendo a nossa parte, impactando a população para chamar atenção para a paz no trânsito neste Maio Amarelo”, enfatizou o presidente da CMJP, vereador Dinho (PSD).

Participam da ação o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran – PB), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado da Paraíba (BPTran-PB), a Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militar; o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena; o Complexo Hospitalar Tarcísio de Miranda Burity – Trauminha de Mangabeira; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O superintendente da Semob, Expedito Leite, destacou a importância da ação na conscientização do pessoense para um trânsito mais seguro. “É uma ação muito importante, capitaneada pela Câmara Municipal, com o apoio de todos os órgãos que tratam da segurança viária. A Semob, como parceira e apoiadora do movimento, está presente em todas as ações para que a gente possa levar essa mensagem de consciência, de um trânsito de paz, com tolerância, e muito mais humanizado. Estamos aqui para levar essa mensagem, a fim de que a gente possa evitar qualquer tipo de sinistro de trânsito nas ruas da Capital”, explicou o superintendente, ressaltando ainda a importância de observar a legislação de trânsito e as placas de sinalização.

Para o superintendente do Detran- PB, Isaías Gualberto, a união dos órgãos em prol de um trânsito seguro é crucial para evitar acidentes. “É de fundamental importância essa junção de órgãos e instituições nos esforços para conscientizar a nossa população. É muito importante estarmos nesta simulação de sinistro com vítima para impactar cada motorista que passa, e também promover um exame de consciência sobre as atitudes erradas que, eventualmente, podem resultar em tragédias, assim como o banner da ação avisa: ‘poderia ser você’”, declarou Isaías, ressaltando que pequenas ações, como o uso do capacete para o motociclista e do cinto de segurança em todos os ocupantes de um carro, podem evitar mortes. “Essa guerra no trânsito pode ser mitigada por ações simples de segurança que a gente pode tomar no dia a dia”, enfatizou.

O Comandante do BPTran da Polícia Militar da Paraíba, Tenente Coronel Lucas, chamou atenção para o cumprimento das leis e boas práticas no trânsito, principalmente dos motociclistas. “As fiscalizações acontecem para todo tipo de veículos, mas, de fato, temos a percepção de que as motocicletas precisam de uma atenção maior. Existem muitos conduzindo esses veículos sem serem habilitados, sem usarem capacete e sem os devidos cuidados. Muitos são flagrados enviando mensagens no celular enquanto guiam as motos. Realmente preocupa bastante. Não por acaso, mais de 70% das vítimas de acidentes no trânsito são motociclistas. A BPtran e a Polícia Militar como um todo têm esse cuidado para que as pessoas tenham mais consciência e mais zelo pela sua vida e das outras pessoas que utilizam as vias”, declarou o Coronel Lucas.

A Tenente Isabel, do Corpo de Bombeiros, ressaltou a importância da corporação no resgate de sinistros de trânsito e da ação realizada. “A atuação dos Bombeiros é fundamental em termos de resgate. Chegamos a atender mais de 130 ocorrências por mês na grande João Pessoa, todas envolvendo acidentes de trânsito, principalmente entre carro e moto. Essa ação de prevenção vem a fortalecer a segurança, porque constantemente temos vítimas graves. São famílias que perdem pessoas em decorrência de acidentes. Estamos participando desta integração fundamental para que possamos diminuir as estatísticas desse tipo de ocorrência”, afirmou a Tenente.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.