João Pessoa, 13 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. No ‘Dia Nacional da Equoterapia’,...
No ‘Dia Nacional da Equoterapia’, vereadora solicita apoio do poder público para a atividade
09.08.2022
Redação

O Dia Nacional da Equoterapia foi saudado pela vereadora Helena Holanda (PP) na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta terça-feira (9). A parlamentar aproveitou para solicitar atenção efetiva do poder público para essa atividade, que oferece melhoria na qualidade de vida de pessoas que necessitam de atenção especial, atuando na área de saúde, educação e de esporte.

“Estou feliz em falar deste dia nacional bastante importante que é da equoterapia. Preciso exaltar o trabalho de Eva Maria de Oliveira Silva à frente da Associação Paraibana de Equoterapia (ASPEq), no Altiplano. A associação gera um grande benefício às pessoas com deficiências, com transtornos, com dificuldade de locomoção, com depressão. Então esses animais (os cavalos) prestam um serviço que se expandiu de uma forma que oferece benefícios como melhor desempenho neurológico, melhor desempenho das articulações e do equilíbrio. Ainda possibilita maior desempenho orgânico e cardiorrespiratório para quem pratica”, explicou a vereadora. 

Helena Holanda aproveitou para solicitar apoio e atenção efetivos dos poderes públicos para com a atividade. De acordo com ela, todo trabalho realizado é oneroso e precisa de muito investimento, sendo necessária a parceria do poder público para permitir a continuidade dos serviços prestados à população.  Ela convidou os vereadores a visitarem a associação para conhecerem o trabalho e envidar esforços para juntos poderem garantir investimentos.

Equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, na busca do desenvolvimento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, com restrições motoras ou mentais. Promove ainda bem-estar e liberdade, proporcionando momentos de lazer.

O Dia da Equoterapia, 9 de agosto, foi criado pela Lei nº 12.067, de 29 de outubro de 2009. O objetivo da data é difundir a prática na sociedade. Já a Lei 13.830, de 2019, regulamenta a equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência no Brasil.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.