João Pessoa, 21 de maio de 2024
  1. Início
  5. Estudantes de Direito visitam CMJP...
Estudantes de Direito visitam CMJP durante reunião da CCJ
02.10.2023
Clarisse Oliveira
Olenildo Nascimento

Cerca de dez estudantes da Faculdade Estácio de Sá acompanharam a reunião do colegiado na manhã desta segunda-feira (2)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, na manhã desta segunda-feira (2), estudantes do curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá para acompanhar a reunião da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ). A visita marcou a volta do programa da Escola do Legislativo que recebe estudantes de ensino superior durante as reuniões da comissão da Casa.

O presidente da CCJ, vereador Thiago Lucena (PRTB), que é formado em Direito, elogiou a atividade. “Louvo demais a iniciativa. Recebemos com muita alegria os alunos da Estácio de Sá. É de muita valia termos essa interação, derrubar o muro entre o Legislativo e a sociedade, como a Câmara vem fazendo com as sessões itinerantes. Ter a participação deles aqui é muito importante. Além disso, nos sentimos úteis na formação deles com relação à prática jurídica, ao direito constitucional, etc; que o nosso trabalho sirva para que eles aprendam alguma coisa nesse dia a dia deles”, destacou.

“Como professor tenho que aprovar o conhecimento. Por muitas vezes ficam algumas dúvidas dentro da sala de aula. Às vezes, o que é no papel, na prática passa a ser diferente e aqui se tem uma visão global do que uma CCJ faz, o que um legislador mirim faz, sua competência, quais as matérias analisadas. É importante para a formação deles, inclusive já conversei na universidade que ensino para também trazer os alunos aqui, dar essa visão e mostrar o papel importante que tem o vereador na sociedade”, destacou o vereador e professor Odon Bezerra (PSB).

O professor e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio, Paulo Vitor Souto, afirmou que a visita dos alunos à Câmara é uma oportunidade de aliar teoria à prática e “fazer com que eles tenham realmente contato com o mundo do direito”. Para o professor, é uma atividade enriquecedora. “Eles têm a oportunidade de ter contato não somente com o direito na prática, mas com experiências dos vereadores em si, com o processo legislativo, que é um dos assuntos que eles trabalham também em sala de aula e ver isso acontecendo na realidade”, ressaltou.

“Estamos tendo uma noção geral e como cidadã, temos informações bem mais aprofundadas em relação ao dia a dia. Às vezes falta um pouco de informação de maneira simples. Quando viemos aqui recebemos uma informação que nos abre os olhos e começamos a entender realmente o papel do vereador na sociedade”, enfatizou a estudante do primeiro período do curso, Rayanne Dantas.

O diretor da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto, explicou que os estudantes de direito serão recebidos uma vez por mês durante a reunião da CCJ de forma presencial. Ele destacou que o professor ou coordenador do curso pode fazer a inscrição para participar do programa pelo site da Câmara, na página da Escola do Legislativo.

© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.