João Pessoa, 19 de junho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Estudantes de Direito visitam CMJP...
Estudantes de Direito visitam CMJP durante reunião da CCJ
02.10.2023
Clarisse Oliveira
Olenildo Nascimento

Cerca de dez estudantes da Faculdade Estácio de Sá acompanharam a reunião do colegiado na manhã desta segunda-feira (2)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, na manhã desta segunda-feira (2), estudantes do curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá para acompanhar a reunião da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ). A visita marcou a volta do programa da Escola do Legislativo que recebe estudantes de ensino superior durante as reuniões da comissão da Casa.

O presidente da CCJ, vereador Thiago Lucena (PRTB), que é formado em Direito, elogiou a atividade. “Louvo demais a iniciativa. Recebemos com muita alegria os alunos da Estácio de Sá. É de muita valia termos essa interação, derrubar o muro entre o Legislativo e a sociedade, como a Câmara vem fazendo com as sessões itinerantes. Ter a participação deles aqui é muito importante. Além disso, nos sentimos úteis na formação deles com relação à prática jurídica, ao direito constitucional, etc; que o nosso trabalho sirva para que eles aprendam alguma coisa nesse dia a dia deles”, destacou.

“Como professor tenho que aprovar o conhecimento. Por muitas vezes ficam algumas dúvidas dentro da sala de aula. Às vezes, o que é no papel, na prática passa a ser diferente e aqui se tem uma visão global do que uma CCJ faz, o que um legislador mirim faz, sua competência, quais as matérias analisadas. É importante para a formação deles, inclusive já conversei na universidade que ensino para também trazer os alunos aqui, dar essa visão e mostrar o papel importante que tem o vereador na sociedade”, destacou o vereador e professor Odon Bezerra (PSB).

O professor e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio, Paulo Vitor Souto, afirmou que a visita dos alunos à Câmara é uma oportunidade de aliar teoria à prática e “fazer com que eles tenham realmente contato com o mundo do direito”. Para o professor, é uma atividade enriquecedora. “Eles têm a oportunidade de ter contato não somente com o direito na prática, mas com experiências dos vereadores em si, com o processo legislativo, que é um dos assuntos que eles trabalham também em sala de aula e ver isso acontecendo na realidade”, ressaltou.

“Estamos tendo uma noção geral e como cidadã, temos informações bem mais aprofundadas em relação ao dia a dia. Às vezes falta um pouco de informação de maneira simples. Quando viemos aqui recebemos uma informação que nos abre os olhos e começamos a entender realmente o papel do vereador na sociedade”, enfatizou a estudante do primeiro período do curso, Rayanne Dantas.

O diretor da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto, explicou que os estudantes de direito serão recebidos uma vez por mês durante a reunião da CCJ de forma presencial. Ele destacou que o professor ou coordenador do curso pode fazer a inscrição para participar do programa pelo site da Câmara, na página da Escola do Legislativo.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.