João Pessoa, 21 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Espetáculo “É de Lei” leva...
Espetáculo “É de Lei” leva à população informações sobre leis de João Pessoa
01.08.2023
Rafaela Cristofoli
Olenildo Nascimento

A apresentação também homenageia os 438 anos da capital paraibana

“É de lei, é de lei, essa Casa pra nós é de lei. Acessar, acessar, essa Casa não pode parar”. Com uma adaptação da música ‘É de lei’, de Jackson do Pandeiro, os artistas do grupo Arretado Produções Artísticas convidaram as pessoas que transitavam pelo Parque Solon de Lucena na manhã desta terça-feira (1) a conhecer as leis municipais. Esta é a primeira apresentação do espetáculo de rua que vai interagir com o público em vários pontos da cidade até o próximo sábado (5).

 Uma representação da Casa do Povo de portas abertas para receber a população compõe o cenário itinerante, que conta ainda com a exibição de cartazes com informações sobre algumas leis. “Queremos apresentar uma casa aberta, sem portas, sem vãos, onde as pessoas tenham acesso a tudo. É isso que queremos dizer: a Câmara está aberta para as pessoas entrarem, questionarem, levarem propostas, acessarem”, explicou Edilson Alves, diretor do espetáculo.

Edilson ainda afirmou que o caminho para atrair a atenção do público é a ludicidade. “Transformar assuntos às vezes difíceis de serem abordados em temas lúdicos encanta, e o encantamento faz com que as pessoas comecem a entender melhor as leis que estão sendo apresentadas. O teatro é o caminho ideal para atrair essa atenção, porque ele junta música, dança e a própria encenação”, argumentou.

A distribuição de panfletos pelos atores Mateus Henrique, Raquel Avelino e Jorge Félix, que integram o espetáculo, despertou a curiosidade da diarista Antônia Gomes da Silva. “Fiquei curiosa porque recebi vários panfletos falando sobre leis. Achei interessante, porque às vezes sabemos que temos direitos garantidos por uma lei, mas não sabemos como ser beneficiados. Como sou portadora de fibromialgia, queria saber mais sobre a lei que foi sancionada na Câmara de Vereadores para quem é portador. É uma lei que me interessa muito, quero saber a que direitos eu posso ter acesso”, revelou.

A agricultora Edilene Martins afirmou que a apresentação lhe motivou a participar mais das ações da Câmara e buscar mais informações sobre seus direitos. “Estou com 62 anos e existe um bocado de leis que podem me ajudar. Hoje, passei a entender algumas coisas que eu não compreendia”, afirmou.

Próximas apresentações

O espetáculo “É de Lei” será encenado em diversos pontos da cidade, entre os dias 1º e 5 de agosto. As apresentações feitas pelos atores Mateus Henrique, Raquel Avelino e Jorge Félix também fazem parte das comemorações dos 438 anos da capital paraibana. Os cenários e figurinos são de Nelson Alexandre, enquanto que a criação e a direção são de Edílson Alves.

As próximas encenações ocorrem nas seguintes datas e horários: terça-feira (01/08), às 14h30, no Ponto Cem Réis; quarta-feira (02/08) às 10h na Feira de Jaguaribe e às 16h no Parque Sólon de Lucena (Lagoa); quinta-feira (03/08) às 10h no Mercado de Mangabeira e ás 17h na Festa das Neves; sexta-feira (04/08) ás 10h no Ponto Cem Réis e às 18h no Busto de Tamandaré; sábado (05/08) às 10h no Mercado Central e às 16h na Festa das Neves.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.