João Pessoa, 29 de setembro de 2023
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Dia Nacional de Luta da...
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é pauta na tribuna
20.09.2022
Redação

Nesta terça-feira (20 de setembro), data que antecede o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a vereadora Helena Holanda (PP) utilizou seu espaço na tribuna para lembrar a importância da pauta. “É um dia que no calendário é forte, mas, na cidade, o tempo passou e nada acontece para dar esse suporte a esse segmento que tanto precisa de qualidade de vida, que tanto precisa que as leis sejam cumpridas para ter acesso aos seus direitos”, iniciou.

Ela reforçou que a deficiência é apenas uma característica e que, embora as pessoas, ao se falar no tema, já se reportem aos que usam cadeiras de rodas, andadores e muletas, há outros casos que não são tão conhecidos ou que não são tão facilmente percebidos. “Mas, amanhã, Dia Nacional de Luta, vamos repensar, vamos nos interessar. Os deficientes não querem piedade, eles querem respeito. Eles querem ter o mesmo direito de chegar a uma universidade, de dirigir, de trabalhar, estudar nas escolas (…). E o que acontece é que eles estão cada vez mais invisíveis”, destacou.

A parlamentar ainda pediu que todos tomem conhecimento do que diz o Estatuto da Pessoa com Deficiência mesmo que não trabalhem com o segmento, a fim de que possam, inclusive, pensar leis que lhes proporcionem mais qualidade de vida. Ela também lembrou que a cada dia que passa, o número de pessoas com deficiência aumenta também em função do acometimento e sequelas de doenças como a Chikungunya e a Covid-19, por exemplo.

Por fim, Helena Holanda explicou que é importante visitar as instituições que atendem pessoas com deficiência, conhecer os usuários de perto e sentir suas dificuldades: “Não é dinheiro que a instituição quer. Ela quer suporte, apoio, quer que as pessoas vejam lá o que podem contribuir para dias melhores. Então, deixo aqui, nesta Câmara, um convite a vocês, que visitem essas instituições. (…) Acordem, olhem para eles”.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.