João Pessoa, 19 de maio de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Dia Mundial do Nanismo é...
Dia Mundial do Nanismo é lembrado na CMJP
25.10.2022
Redação

A vereadora Helena Holanda (PP) destacou o trabalho realizado pelo assessor do vereador Marcílio do HBE (Patriota), Gabriel Peixoto, que é uma pessoa com nanismo

Na tribuna da Câmara Municipal da João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (25), a vereadora Helena Holanda (PP) abordou o Dia Mundial do Nanismo e o Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo, celebrado nesta data. Na ocasião, a parlamentar destacou o trabalho realizado pelo assessor do vereador Marcílio do HBE (Patriota), Gabriel Peixoto, que é uma pessoa com nanismo

“Primeiro quero parabenizar a Casa e o vereador Marcílio do HBE por ter em seu quadro de servidores o assessor Gabriel Peixoto, que é uma pessoa com nanismo. Hoje é o Dia Mundial do Nanismo e o Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo. Tenho que pedir licença ao Gabriel para tratar de uma característica que o difere dos demais. Desde o dia que retornei, fiquei feliz por ver Gabriel aqui. Uma pessoa com características diferentes trabalhando e tendo seus valores reconhecidos. Gabriel parabéns por você existir”, exaltou a vereadora.

A parlamentar ainda elencou diversas características do assessor, tais como dedicação, respeito, seriedade e o fato dele ser fisicamente diferente, mas com um alto astral contagiante. Ela exaltou a sua forma de se fazer respeitado, se deixando ver como ser humano e não apenas como uma pessoa com nanismo. “Orgulho-me por ter você aqui Gabriel e aumenta o meu respeito por Marcílio por ter dado essa oportunidade à bandeira que eu mais defendo. Parabéns, Marcílio! Parabéns, Gabriel! Parabéns a esta Casa!”, ensejou.

Reconhecimento pelo seu trabalho

Helena Holanda também agradeceu ao vereador Milanez Neto (PV) por ter reconhecido e elogiado, no inicio da sessão, o seu trabalho em prol das pessoas com deficiência. “Agradeço o reconhecimento de Milanez ao meu trabalho em favor das pessoas com deficiência porque é fácil falar sobre defeito e polêmicas, mas muito difícil reconhecer e elogiar. São mais de 50 anos levantando esta bandeira para todos que lutam pela inclusão na sociedade e para terem todos seus direitos reconhecidos e efetivados”, declarou.

De acordo com a vereadora, as pessoas que têm uma pessoa com uma dessas características em casa conseguem entender melhor sua luta, pois têm a oportunidade de se fortalecer ao defender os direitos de seus entes queridos. “Esse trabalho me fortalece e posso dizer ao povo que conte comigo. Também solicito que os gestores olhem por nós, pois precisamos da atenção dos poderes públicos para efetivar políticas públicas sobre essa questão”, desejou.

Apartes

Em aparte, o vereador Marcílio do HBE enfatizou que Gabriel Peixoto é um gigante, que em qualquer momento e em qualquer situação ele está disponível cumprindo com suas obrigações e seus deveres, servindo de exemplo aos jovens. 

Já os vereadores Carlão (PL) e Cris Furtado (PSB) elogiaram o trabalho de Helena Holanda na sua luta pela inclusão das pessoas em sua diversidade. Por sua vez, o vereador Milanez Neto ratificou sua admiração pelo trabalho social de Helena Holanda. “Repito que tenho muito orgulho de tê-la aqui nesta Casa com seu trabalho corajoso e voluntário na luta em prol das pessoas com deficiência”. 

Nanismo

O Nanismo é uma condição genética que afeta o crescimento dos membros inferiores e superiores refletindo também na estatura do indivíduo. A altura, então, é menor que a média da população. As características de uma pessoa com nanismo são braços e pernas curtas e esse encurtamento ocorre principalmente na parte superior dos braços e pernas, tal como as coxas. Uma pessoa com nanismo possui em média uma estatura entre 70 a 1,40 cm, dependendo da condição que o afeta.

No Brasil, as primeiras ações que visavam reivindicar os direitos de pessoas com nanismo iniciaram em agosto de 2007. Desde então, foram surgindo diversas associações com o mesmo fim e objetivo.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.