João Pessoa, 21 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Dia do Frevo é tema...
Dia do Frevo é tema na tribuna da CMJP
13.09.2022
Redação

A vereadora Helena Holanda (PP) usou a tribuna, na sessão ordinária desta terça (13), para reverenciar o Dia do Frevo, celebrado anualmente em 14 de setembro. A parlamentar exaltou a iniciativa do Governo de Pernambuco que vai usar o frevo como instrumento de inclusão social.   

“Venho falar sobre o frevo porque ele é um orgulho do folclore de Pernambuco, do Nordeste, do Brasil e do mundo. Além de ser um patrimônio imaterial do mundo, o frevo vai servir como instrumento de reabilitação social nas comunidades de Pernambuco. Esse ritmo traz euforia e será usado no trabalho de educação, cultura e esporte em nosso estado vizinho”, ressaltou a vereadora. 

Helena Holanda destacou que o ritmo é uma das danças mais difíceis de se praticar porque tem 488 passos evolutivos. Ela destacou que o frevo foi batizado com esse nome em referência à rapidez no movimento dos pés e corpo, como se o chão estivesse “fervendo”. Também ressaltou que o ritmo possui imensa importância para a cultura, sendo considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2012.

O Frevo de duas datas

Ocorre uma dupla celebração que tem a relação do ritmo com a imprensa. O Dia Nacional do Frevo é comemorado em 14 de setembro em uma referência à data de nascimento do criador da palavra “frevo”, o jornalista Oswaldo Oliveira, personalidade responsável por formalizar o batismo do ritmo na mídia, que nasceu em 14 de setembro 1882. Além dessa primeira data, o dia 9 de fevereiro de 1907 ficou marcado na história do Frevo após o nome ser citado pela primeira vez em um veículo de comunicação, no Jornal Pequeno do Recife, justamente no período do Carnaval, momento de maior evidência dessa manifestação folclórica.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.