João Pessoa, 13 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. CMJP homenageia superintendente da Semob,...
CMJP homenageia superintendente da Semob, Expedito Filho, e seu pai, Expedito Leite, ex-superintendente do Dnit
17.05.2024
Clarisse Oliveira e Damião Rodrigues
Olenildo Nascimento

A propositura das homenagens é de autoria do vereador Marcílio do HBE (Republicanos)

 A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão solene, nesta sexta-feira (17), para entrega conjunta de Títulos de Cidadania Pessoense ao auditor fiscal aposentado, Expedito Leite da Silva, ex-superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT-PB), e ao filho dele, Expedito Leite da Silva Filho, atual superintendente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP).

A propositura das homenagens é de autoria do vereador Marcílio do HBE (Republicanos). Nos dois casos, o vereador fundamentou as iniciativas sob a alegação de que pai e filho são autores de larga página de serviços prestados à população pessoense, através dos poderes públicos.

“Tenho orgulho em prestar esta merecida homenagem a essa vidas e trajetórias, que deixam marcas indeléveis em nossa sociedade, com a concessão do Título de Cidadão Pesseonse a esses ilustres homenageados, que, com sua dedicação e amor, contribuem para o desenvolvimento social de João Pessoa. Expedito Leite tem um desejo incansável de promover o bem comum, fortalecendo os alicerces da nossa sociedade. Expedito Filho, não só herdou os talentos do pai, como também os amplificou em sua vida pública, em diversos órgãos de nossa cidade, e hoje se destaca como líder moderno e inovador na busca de progresso e melhoria de vida para os pessoenses, com ética e responsabilidade social em prol de nossa cidade. Gratidão pelo legado que os dois deixaram e continuam deixando na construção de João Pessoa. Devemos valorizar aqueles que contribuem com a construção de uma sociedade mais justa e próspera, como esses homenageados”, justificou o propositor.

O secretário executivo da Semob, Marcos Antônio Souto Maior, ressaltou a justiça em oportunizar a homenagem em vida a dois homens que tanto fizeram pela capital paraibana. “Subo a essa tribuna para, em nome daqueles que fazem a Mobilidade Urbana de João Pessoa, me regozijar com essa justíssima homenagem a duas vidas tão dedicadas ao serviço público. Já eram pessoenses de coração, e hoje o Parlamento de João Pessoa apenas concretiza juridicamente o que de espírito e de corpo já é fato”, arguiu.

O diretor de Operações da Semob, Anderson Cesario, destacou que o dia foi especial. “Preciso dizer o quanto estou feliz pelos dois terem trajetória na Mobilidade Urbana de João Pessoa. Todos estamos orgulhosos, Expedito Filho, da sua liderança e empenho no trabalho desenvolvido na Semob, com dedicação plena ao órgão. Temos que agradecer por sua preocupação com a modernidade e eficiência de nossa cidade na área da mobilidade. Parabéns às suas trajetórias como homens públicos, e parabéns a João Pessoa, que ganha mais dois filhos que cuidam tanto desta terra”, enfatizou.

O secretário municipal de Planejamento, Ayrton Falcão, destacou que Expedito Filho é um gestor competente, dedicado e fino no trato com as pessoas. “Expedito Filho é uma figura humana humilde, companheiro e super amigo, que sabe compreender as pessoas nas situações. Não conheci o pai Expedito, mas hoje vejo que um grande filho só pode ter um grande pai. Essas pessoas que estão aqui hoje demonstram o que esses homenageados fornecem à nossa sociedade”, afirmou.

O promotor de Justiça João Benjamin Delgado Neto destacou a trajetória de seu tio, Expedito Leite, na vinda do interior à Capital. “O senhor é um vencedor e exemplo para nossa família. É uma honraria merecida demais, pelo tanto que fez pela Paraíba e por João Pessoa”, destacou. Sobre seu primo, Expedito Filho, o promotor destacou o amor que o homenageado tem pela cidade. “Tem com João Pessoa uma relação de amor e carinho. Hoje exerce um cargo de destaque e vem fazendo um belíssimo trabalho, mesmo diante das dificuldades”, enfatizou.

O diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur), Isaac Moreira, destacou a importância da cidadania pessoense concedida. “O Título de Cidadão Pessoense não é apenas uma honraria, é o orgulho e reconhecimento de toda a cidade”, enfatizou.

Igor Moraes, amigo da família, afirmou que Expedito Leite veio do sertão para “dar o seu melhor, e deu por onde passou”. Sobre Expedito Filho, Igor Moraes afirmou que “é um amigo, colega humano, carinhoso, dedicado”, salientando que as homenagens são merecidas.

“João Pessoa ganha com esses mais novos pessoenses”, enfatizou o Procurador Geral do Município, Bruno Nóbrega, também amigo da família.

Pai e filho agradecem as homenagens

Primeiramente, Expedito Leite da Silva parabenizou o filho pela homenagem. “Ele é um dos meus maiores patrimônios. Ninguém passa por aquilo que não é destinado, e o destino quis que essa alegria não coubesse dentro de mim com essa homenagem. Desses títulos, a mim e a meu filho, 99% da alegria é destinada ao meu filho, que tem tudo para florescer e dar os frutos que a vida merece”, afirmou, agradecendo ao vereador Marcílio do HBE e à CMJP pelas homenagens. “Por esta modesta trajetória de vida, estou me aclimatando como filho adotado desta bela e cordial cidade de João Pessoa”, declarou.

Expedito Filho agradeceu aos familiares, amigos e colegas de trabalho pela colaboração na sua trajetória de vida e conquistas profissionais. Ele ainda fez um extenso relato sobre suas ações e conquistas na Semob, como a aquisição dos ônibus geladinhos, a realização de um concurso público para cem novos agentes e a implantação do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito (Semat) para analisar e evitar sinistros e mortes no trânsito.  

“Sinto uma alegria em dobro por estar ao lado do meu pai recebendo essa honraria. Cheguei aos 8 anos em João Pessoa, cidade que escolhi para viver e construir minha família. João Pessoa é uma das cidades que mais cresce, e aceitei o convite para contribuir com o desenvolvimento dela, através das ações de melhoria da Mobilidade Urbana, modernizando o sistema viário com o empenho de toda equipe da Semob. Tenho orgulho de trabalhar por esta cidade e vou continuar me empenhando nas ações de desenvolvimento dela.  Este momento se concretiza como um dos mais emocionantes da minha vida”, finalizou.

Os dois agraciados são naturais de cidades do Sertão paraibano: o pai, de Itaporanga, no Vale do Piancó; o filho, de Sousa, onde Expedito Leite da Silva exerceu o então posto de coletor fiscal, na década de 1980.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.