Medidas que visam o desenvolvimento da região vão ser apresentadas na Feira de Negócios Viva o Centro, que acontece quinta (2) e sexta-feira (3), no Tetro do Sesc
Dentre as atividades realizadas na área da Segurança Pública para o desenvolvimento do Centro Histórico da capital paraibana, a Polícia Militar da Paraíba (PM-PB) apresenta a criação da Patrulha de Defesa do Patrimônio Histórico. Essas e outras ações poderão ser conhecidas na Feira de Negócios Viva o Centro, que acontece quinta (2) e sexta-feira (3), no Teatro do Sesc. O evento é realizado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em parceria com a Prefeitura da Capital e o Governo do Estado da Paraíba, com o objetivo de atrair pessoas e investimentos para a região central da cidade.
A Patrulha de Defesa do Patrimônio Histórico vai reforçar o policiamento preventivo em áreas de interesse histórico e cultural, como Centro Histórico, Circuito dos Museus, Sítios arqueológicos e áreas de preservação de patrimônio cultural e imaterial.
A Patrulha Comércio Seguro também é uma ação de reforço de policiamento, tanto a pé como motorizado, nas regiões de comércio na área central da cidade. A ação tem início nas ruas Peregrino de Carvalho, Barão do Triunfo e Gama e Melo, no Varadouro. A Patrulha Turística do Centro Histórico também será potencializada, com policiamento no entorno das igrejas históricas e do Hotel Globo.
Também como forma de valorização cultural e arquitetônica do Centro Histórico, a fachada do prédio 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba (1º BPM-PB), localizado na Praça Pedro Américo, será revitalizada.
Bptran no Centro
A região central da capital ainda vai ganhar a instalação do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (Bptran-PM), na Rua da Areia.
Museu da PM
Serviços de manutenção do Museu da Polícia Militar da Paraíba também têm destaque na preservação do Centro Histórico da capital. O Museu, que ganhou espaço físico há dois anos no anel externo do Parque Solon de Lucena, tem catalogadas 500 peças — entre documentos históricos, fardamentos, armamentos e painéis –, que abrangem os 200 anos de fundação da corporação no Estado
Projetos Sociais
A força militar já desenvolve uma série de ações e projetos sociais no Centro de João Pessoa, como: ‘Jovens Campeões’, ‘Primeiro Acorde’, ‘Recomeçar’ e ‘Projeto Caminhar’, que ofertam, respectivamente, aulas de karatê e música a crianças e adolescentes, distribuição alimentos e roupas e oferecimento de serviços de saúde e bem-estar para a comunidade.
Feira de Negócios
Os empresários interessados em investir no Centro de João Pessoa terão uma grande oportunidade para colocar em prática os seus projetos, durante a Feira de Negócios Viva o Centro. Lá, os empresários terão a oportunidade de conhecer todos os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo e pela Prefeitura, e iniciar os processos de adesão aos programas. Haverá estandes, também, enfocando o reforço da segurança e investimentos em infraestrutura na área central, além de oferta de crédito através do Empreender Paraíba, do Governo, e do Programa Eu Posso, da Prefeitura.
A população também encontra orientações sobre como ter acesso aos incentivos fiscais e microcréditos oferecidos, além das ações de revitalização que estão sendo executadas a fim de preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade no portal Viva o Centro (joaopessoa.pb.leg.br/vivaocentro).