João Pessoa, 19 de maio de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Vereadores de João Pessoa colhem...
Vereadores de João Pessoa colhem experiências de Recife voltadas para recuperação do Centro
30.10.2023
Suetoni Souto Maior
Carlos Lima

Uma comitiva de vereadores de João Pessoa participou de agenda em Recife (PE), nesta segunda-feira (30), voltada para a busca de experiências que sirvam de modelo para a recuperação da área central da capital paraibana. Um trabalho iniciado há 20 anos no estado vizinho tem permitido o resgate econômico nos bairros centrais da capital pernambucana, principalmente com a atração de empresas de tecnologia.

A comitiva comandada pelo presidente da Casa de Napoleão Laureano, Dinho Dowsley, contou com a participação, também, dos vereadores Odon Bezerra e Thiago Lucena. A agenda incluiu visita à Câmara Municipal de Recife, ao Programa Recentro e ao Porto Digital. “Conhecemos iniciativas importantes e que poderão servir de base para este debate que estamos travando em João Pessoa”, disse Dinho Dowsley.

A primeira parada foi na Câmara de Recife, onde o grupo se reuniu com o presidente da Casa, Romerinho Jatobá. O Legislativo tem sido um grande parceiro do Executivo, na capital pernambucana, na apreciação de benefícios direcionados à recuperação da área central. Assim como ocorreu em João Pessoa, a cidade enfrentou ao longo dos tempos uma derrocada do Centro, que agora é combatida pelo poder público.

Acompanhados de Jatobá, os vereadores de João Pessoa conheceram o projeto Recentro, mantido pela Prefeitura de Recife. A iniciativa foi responsável por uma série de medidas voltadas para a atração de novos negócios para o Centro da capital pernambucana como isenções de IPTU, ISS e ITBI. Para além disso, estão sendo desenvolvidas atividades voltadas para o estímulo de novas habitações e promoção da cultura.

Por último, os vereadores conheceram o Porto Digital. O espaço hoje abriga 414 empregas de tecnologia e é responsável por tornar Recife referência no país em relação à geração de negócios na área de tecnologia. As experiências coletadas no Recife vão fomentar novas discussões em busca do modelo ideal para a capital paraibana.

A visita ocorre no momento em que a Câmara de João Pessoa assumiu protagonismo na discussão de iniciativas voltadas para a recuperação do Centro Histórico. Um plano de ação foi apresentado por Dinho visando melhoria da mobilidade, segurança e concessão de incentivos fiscais para que os comerciantes do Centro de João Pessoa mantenham suas atividades na região.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.