João Pessoa, 13 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Vereadora comenta voto de aplauso...
Vereadora comenta voto de aplauso à Comunidade Doce Mãe de Deus
13.09.2022
Redação

Em comemoração aos 33 anos de fundação da Comunidade Doce Mãe de Deus no dia 29 de agosto, a vereadora Rebeca Sodré apresentou um voto de aplauso em função da importância de sua existência para a capital paraibana. A data remete ao dia do martírio de São João Batista e em que os fieis Inaldo Alexandre da Silva, Marliane de Andrade Cavalcante, Iara de Carvalho Alexandre e Rozelir Gonzaga Brito abraçaram a vida comunitária, além do trabalho religioso e inúmeras ações sociais.

A vereadora aproveitou o tempo na tribuna para expor cinco Projetos de Lei de sua autoria que foram criados visando o combate à violência contra a mulher. “No ‘Agosto Lilás’ – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher –, em que, inclusive, fizemos uma Sessão Especial, verificamos que o número de feminicídios só no primeiro semestre de 2022 aumentou significativamente. Mais de nove mil medidas protetivas foram expedidas para proteger mulheres de violações de seus direitos. Juntamente com a Comissão de Defesa da Mulher, já criamos, em tão pouco tempo, uma cartilha para orientar toda a sociedade, e principalmente as mulheres vítimas de violência, de como deve ser protegida e acolhida”, contou.

Entre os projetos e ações citados pela parlamentar estão a criação de um cadastro municipal de informação para o combate de violência contra a mulher em João Pessoa; a comunicação compulsória havendo a verificação por parte de profissionais da saúde, em hospitais ou unidades de saúde, de casos de violência contra a mulher; obrigatoriedade de condomínios residenciais acionarem órgãos de segurança pública em episódios de violência; ação “Belas empenhadas contra a violência doméstica e familiar”, que visa a capacitação de profissionais da área da beleza para identificar, prestar socorro e encaminhar vítimas para órgãos competentes; capacitação de funcionários de bares, restaurantes, boates, clubes noturnos, casas de espetáculos e congêneres para, identificando uma situação de violência contra a mulher, possam agir coibindo e encaminhando a vítima para órgãos de defesa e proteção da mulher.

Os vereadores Rinaldo Maranhão, Thiago Lucena e Luis da Padaria comentaram acerca do Voto de Aplauso à Comunidade Doce Mãe de Deus. Rinaldo destacou a importância das comunidades religiosas, que, além do trabalho espiritual, realizam inúmeras ações sociais.

Luis comentou sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo Santa Paula Francinete: “[Lá] Tem uma pessoa maravilhosa chamada Ediberto, que faz um trabalho social. Quantas pessoas toda semana ele consegue ajudar? (…) Fico feliz por essas pessoas que ajudam os que mais precisam”.

Thiago Lucena acrescentou: “Sei que a comunidade tem vários frutos, digo até para que o Poder Público tenha um olhar especial. Se a gente tem uma comunidade que trata de dependentes químicos, o Poder Público não precisa colocar todos os recursos para construir um espaço de recuperação de dependentes químicos, visto que tem várias ONGs, comunidades, associações, que fazem isso. Se a gente despender esses recursos em pessoas e entidades que já fazem serviços como com a dignidade social, o alimento, o tratamento com dependentes químicos, unir o terceiro setor com o Poder Público, isso trará economia aos cofres e o fortalecimento a quem presta esses serviços”.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.