João Pessoa, 21 de julho de 2024
  5. Vereador recebe alunos de Direito...
Vereador recebe alunos de Direito que buscam apoio para projeto sobre violência contra mulher
12.12.2023
Rafaela Cristofoli
Olenildo Nascimento

Carlão (PL) afirmou que a Câmara está de portas abertas para absorver as demandas da sociedade civil e transformá-las em políticas públicas

Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) procuram o vereador Carlão (PL), em busca de apoio a um projeto de extensão que trata sobre violência contra a mulher. Os alunos foram recebidos pelo parlamentar, que é vice-presidente da Câmara Municipal de João pessoa (CMJP), nesta terça-feira (12).

“Quebra do Silêncio: Conduta Profissional de Assistência à Mulher Acometida por Violência” é o título do trabalho, que tem como objetivo viabilizar projetos de lei que promovam melhorias nos atendimentos de mulheres vítimas de agressão nas unidades de pronto atendimento públicas e privadas.

“Esse é um trabalho que precisa de toda atenção da sociedade, é muito mais do que um trabalho acadêmico que busca notas no final do ano. É um material rico, que pode se transformar em políticas públicas de atenção às mulheres”, avaliou Carlão, afirmando se sentir honrado por ter sido escolhido para fazer a ponte entre a sociedade civil, universidade e Legislativo Municipal.

O parlamentar parabenizou a reitora da Uninassau João Pessoa, Erica Pacheco, o coordenador acadêmico Sócrates Pereira, e Jonathas Barbosa, Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, por darem espaço para os seus alunos irem além das salas de aula. “Esse é o grande papel da universidade: se prender às evidências científicas e à metodologia de ensino para construir grandes profissionais. A sociedade que ganha com isso”, elogiou.

Projeto de Extensão

O projeto “Quebra do Silêncio: Conduta Profissional de Assistência à Mulher Acometida por Violência” integra a disciplina Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão, e é coordenado pela professora Kaiana Coralina do Monte Vilar. O grupo de pesquisa tem como membros os estudantes Emily Silva Apolinário, Girlene Moreno de Albuquerque, Hélio Polezel Junior, Karen Rosalin de Almeida Rocha Magalhães e Patrícia Bruna Marin Polezel.

“Precisávamos apresentar um projeto que contemplasse os direitos fundamentais, e a violência contra a mulher infringe a saúde, a segurança, o trabalho e a dignidade da pessoa humana. Todos esses princípios estão sendo arrastados para o chão com a violência doméstica. Além disso, percebemos nesses seis últimos meses, tempo que tínhamos para desenvolver o projeto de extensão, o aumento dos casos de violência doméstica contra a mulher e feminicídios. Por isso decidimos escolher esse tema”, justificou a aluna Patrícia Marin Polezel.