João Pessoa, 19 de maio de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Vereador explica novo sistema de...
Vereador explica novo sistema de marcação de procedimentos a ser implantado na Rede Municipal de Saúde
20.02.2024
Clarisse Oliveira
Olenildo Nascimento

Segundo Bruno Farias (Cidadania), o novo sistema será mais eficiente, rápido e dinâmico

O líder da bancada da situação na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Bruno Farias (Cidadania), usou seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (20) para explicar o novo sistema de marcação de consultas, exames e cirurgias a ser implantado na Rede Municipal de Saúde.

Bruno Farias explicou que até pouco tempo os usuários podiam marcar os procedimentos diretamente nas policlínicas, mas agora é preciso ir a uma Unidade de Saúde para a solicitação ser encaminhada para a regulação. “Ocorre que, quando as cirurgias, procedimentos e exames são realizados sem passar pela regulação, a prefeitura não recebe os recursos necessários. Só recebe quando esses procedimentos são oficializados via regulação”, explicou.

Porém o parlamentar explicou que um novo sistema de marcação de procedimentos vai ser implantado. “O sistema vai ser mais eficiente, mais rápido e mais dinâmico. No mesmo dia da solicitação, o cidadão já sairá com a data da consulta. É um avanço que a prefeitura estará implementando”, explicou o vereador, lembrando que hoje o cidadão obtém o retorno com a data do procedimento até cinco dias após a solicitação.

Bruno Farias ainda sugeriu uma descentralização do sistema de marcação dos procedimentos. “Minha sugestão é que na própria policlínica haja um núcleo para solicitar a marcação de consultas, que possam ser levadas à regulação e a prefeitura possa receber pelos procedimentos”, propôs. E complementou: “É uma forma de darmos um caráter mais formal à tramitação desses processos”, explicou.

O presidente da CMJP, vereador Dinho (Avante) e os vereadores Zezinho Botafogo (PSB) e Carlão (PL) demonstraram preocupação no possível acúmulo de procedimentos na fase de migração para o novo sistema. Emano Santos (PV) destacou que é preciso facilitar e melhorar a dinâmica também no processo de internamento dos usuários.

“Irei levar essas preocupações à gestão porque sei que o propósito, força, luta, meta e toda a energia desses grandes gestores são no sentido de melhorar o serviço de saúde de nossa cidade”, afirmou Bruno Farias, referindo-se ao secretário de saúde Luís Ferreira e à secretária executiva Janine Lucena.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.