João Pessoa, 19 de maio de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Sessão comemora o Dia Internacional...
Sessão comemora o Dia Internacional da Mulher com a entrega do diploma “Mulher Cidadã Ednalva Bezerra”
11.03.2024
Cybele Morais
Juliana Santos

O presidente da Casa, Dinho Dowsley (Avante), assim como Marcos Henriques (PT) e Marcílio do HBE (PRD) foram os autores das proposituras

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta segunda-feira (11), sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (celebrado no dia 8 de março). Na ocasião, foram entregues os diplomas “Mulher Cidadã Ednalva Bezerra” a 23 mulheres de destaque da sociedade paraibana e pessoense. O presidente da Casa, vereador Dinho Dowsley (Avante), assim como os vereadores Marcos Henriques (PT) e Marcílio do HBE (PRD) foram os autores das proposituras.

O vereador Dinho falou sobre a motivação para a entrega das honrarias, destacando a vida e a atuação de cada homenageada. “A Câmara enxerga essas honrarias como forma de enaltecer e agradecer o trabalho que cada uma desempenha no nosso estado. É muito importante que elas sejam homenageadas todos os dias, não somente no dia dedicado a elas, que é o 8 de março. Desta forma, decidimos, através dessas mulheres de destaque, homenagear todas as mulheres”, afirmou.

O parlamentar homenageou com a “Medalha Ednalva Bezerra” a primeira dama do estado, Ana Maria Sales; a primeira dama de João Pessoa, Lauremília Lucena; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão; a senadora Daniella Ribeiro; a vereadora de Campina Grande Eva Gouveia; a vereadora Eliza Virgína; Maria de Lourdes Brito; Saionara Ferreira de Araújo; Maria Carmoniza de Lima; Maria Lusiara Costa Guimarães; a indígena Jaqueline Angelina da Silva; Josefa Pereira de Santana; a diretora do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro; além da diretora do Procon Estadual, Késsia Liliana; e da Defensora Pública-geral do estado, Madalena Abrantes. 

O vereador Marcos Henriques falou da honra de exaltar a mulher que leva o nome da Medalha entregue. “Tive o prazer de trabalhar com Ednalva na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e ela foi uma mulher que lutou muito pela expansão feminina e pelos direitos das mulheres, contra o feminicídio. Deixou um legado, através desse simbolismo que exalta as mulheres que também lutam e têm essa contribuição. Por isso escolhi homenagear essas três mulheres”, acrescentou.

As homenageadas escolhidas pelo vereador Marcos Henriques foram a irmã Cleide Fontes, que possui uma vida dedicada às pessoas mais humildes; a enfermeira Fabíola Moreira Casimiro e Dayane de Freitas.

O vereador Marcílio do HBE destacou que o dia é de exaltar todas as mulheres e que aquelas homenageadas simbolizam diversas categorias. “As homenageadas são pessoas que trazem uma energia positiva, levantando a autoestima das mulheres, mostrando que elas participam ativamente do desenvolvimento do nosso estado”, frisou.

Marcílio homenageou Marielza Rodriguez de Araújo; a jornalista Sony Lacerda e Janete Lins Rodrigues.

“Somos todas cidadãs, porque temos em comum a garra e a força. A mulher tem que estar no lugar onde ela quer estar, seja na Câmara de Vereadores ou no Tribunal. Nós mulheres somos a coroa da criação, e não tem problema nenhum ser submissa, como ao Senhor, a um homem que dê a vida por nós e que cuide da gente como cuida do seu próprio corpo”, pontuou a vereadora Eliza Virgínia (PP), parabenizando todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

Participaram ainda da sessão especial a secretária de políticas de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa e uma das idealizadoras da sessão, Nena Martins, além dos vereadores Odon Bezerra (PSB), Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), Guga (PP), Tarcísio Jardim (PP) e Bosquinho (PV).

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.