João Pessoa, 19 de maio de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Secretário de Atenção Primária à...
Secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, recebe o Título de Cidadão Pessoense
05.04.2024
Cybele Morais
Juliana Santos

O vereador Marcos Henriques (PT) foi o autor da propositura

Na tarde desta sexta-feira (05), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou sessão solene para entrega do Título de Cidadão Pessoense ao secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira. A solenidade reuniu representantes de movimentos sociais, além do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, amigos e familiares do homenageado.

Antes da entrega da honraria ao secretário Felipe Proenço, o autor da sessão, vereador Marcos Henriques (PT), fez a entrega do Voto de Aplausos ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

O parlamentar justificou a homenagem a Alexandre Padilha como um gesto de agradecimento a um grande homem e ministro, que está trazendo para João Pessoa mais de 35 ministérios, à disposição de todos os municípios.

Sobre Felipe Proenço, Marcos Henriques destacou que a entrega do Título de Cidadão Pessoense representa o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido em prol da saúde coletiva. “O trabalho dele enquanto agente público de saúde, na época em que a população mais precisou, durante a pandemia da Covid-19, foi fantástico, trazendo para todos nós tranquilidade e orientação adequada, científica, em detrimento de uma narrativa que estavam tentando construir, voltada para princípios não científicos. Sua história é tão bonita que o levou a ser secretário de uma pasta muito importante, da saúde primária. Estou muito feliz em conceder esse Título a ele, que é gaúcho, mas que a partir de agora passa a ser pessoense. Para todos nós é motivo de muito orgulho tê-lo no hall dos pessoenses ilustres que contribuíram com a saúde, não só no nosso município, mas de todo o Brasil”, afirmou.

Alexandre Padilha disse que a homenagem é mais do que justa. “O Dr. Felipe Proenço já está há 16 anos em João Pessoa, como professor universitário. Veio para se dedicar à saúde das pessoas, nas áreas mais pobres e vulneráveis. Dedica sua vida ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um dos responsáveis pela implementação do programa Mais Médicos. Agora, voltou ao Ministério da Saúde, assumindo a secretaria de Atenção Primária à Saúde, uma responsabilidade ainda maior. Nada mais justo do que conceder essa homenagem a alguém que cuidou de muita gente aqui e trouxe muitos investimentos para a saúde de João Pessoa. Tenho certeza, que agora no Ministério da Saúde, irá trazer ainda mais”, destacou.

A deputada estadual Cida Ramos (PT) falou que a vinda de Felipe Proenço à João Pessoa foi um bom encontro. “Essa não é uma homenagem que um vereador faz a uma personalidade, é uma homenagem simbólica dos tempos que nós estamos vivendo, uma homenagem à ciência, pra gente dizer que o conhecimento e a ciência garantem soberania. Ele merece essa e muitas homenagens”, acrescentou.

Luciano Cartaxo, deputado estadual (PT), lembrou do momento vivido com Felipe Proenço durante a pandemia da Covid-19. “O trabalho desenvolvido por ele durante esse período contribuiu para que o sistema de saúde não entrasse em colapso em nenhum momento. Nunca faltou um leito na cidade de João Pessoa, sobretudo, porque tivemos pessoas comprometidas com a saúde pública e a vida das pessoas. Essa é uma homenagem que a cidade de João Pessoa presta a esse grande companheiro”, pontuou.

“Ser professor e médico de família e comunidade me levou a conhecer rapidamente os mais diversos lugares de João Pessoa, me fez compreender, na prática, o que significa combater as desigualdades e lutar por uma cidade melhor. Hoje, muito me orgulha representar a Paraíba no Governo Federal, sendo responsável por garantir o direito à saúde, através de estratégias fundamentais, como o programa Saúde da Família, o programa Mais Médicos e o Brasil Sorridente. Aqui em João Pessoa eu encontrei muito mais calor do que eu esperava. Encontrei o calor humano, que me faz afirmar com muita alegria: ‘que bom que hoje eu sou cidadão pessoense’”, concluiu o homenageado, Felipe Proenço.       

Participaram ainda da sessão o vereador Milanez Neto (MDB); Eimar Vasconcelos, representante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Dilei Schiochet, dirigente nacional do MST na Paraíba; entre outros.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.