João Pessoa, 21 de julho de 2024
  5. Revisão do Plano Diretor da...
Revisão do Plano Diretor da Capital é tema na CMJP
16.11.2023
Damião Rodrigues
Olenildo Nascimento

Líder de oposição, Marcos Henriques, alegou que existe uma investigação de plágio da peça elaborada

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), desta quinta-feira (16), o vereador Marcos Henriques (PT) solicitou a retirada de pauta da revisão do Plano Diretor da Capital paraibana. O parlamentar alegou que existe uma investigação de plágio da peça elaborada, com diversas referências a leis de Brasília e do Paraná.

“Essa Casa afirma que vai votar o Plano Diretor ainda esse semestre. Eu fico muito apreensivo quando vejo uma denuncia indicando que 72% desse Plano Diretor foi plagiado. Isso é algo inimaginável! Esse mecanismo chamado iThenticate (serviço de detecção de plágio para o mercado corporativo) que afere toda questão legal, detectou esse plágio no plano”, alegou o vereador.

“Coincidentemente, o plágio é retirado de locais em que a empresa, que elabora o plano em nossa cidade, elaborou: Brasília e Paraná” asseverou o vereador que explicou que a consequência do plagio é que a cópia não leva em conta  questões locais, com o meio ambiente, dados socioambientais e de habitações. “Não reflete as necessidades do nosso povo”, assegurou.

O parlamentar afirmou que o Plano de João Pessoa custou R$ 3,4 milhões e começou com uma discussão resumida, além de não ter as informações necessárias à disposição da população. “Protocolei um requerimento solicitando a retirada de pauta desse Plano Diretor, até que essa questão de plágio seja esclarecida, porque isso é uma contravenção. Enquanto vereador de João Pessoa peço esclarecimento. Não podemos conceber que o dinheiro da Prefeitura seja passado pelo ralo”, defendeu.