João Pessoa, 21 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Procurador Thaciano Rodrigues de Azevedo...
Procurador Thaciano Rodrigues de Azevedo recebe cidadania pessoense
07.06.2024
Secom CMJP
Olenildo Nascimento

A homenagem foi proposta pelo vereador Odon Bezerra (PSB)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na manhã desta sexta-feira (7), uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Pessoense ao advogado Thaciano Rodrigues de Azevedo, Procurador do Município de João Pessoa. A propositura da sessão e da homenagem foi do vereador Odon Bezerra (PSB). A solenidade foi prestigiada por familiares, amigos e colegas de profissão do agraciado.

A mesa foi composta, além do vereador propositor Odon Bezerra, pelo procurador do Município, Bruno Nóbrega; pelo chefe de gabinete da Secretaria de Gestão Governamental, representando Diego Tavares, Aldrovando Grisi Júnior; o coordenador da pós-graduação do Centro Universitário Uniesp – PB, Arthur Souto; a presidente da Associação dos Procuradores do Município de João Pessoa, Thaís Boueres; e pelo auditor fiscal da Secretaria da Fazenda da Paraíba, Ronaldo Medeiros.

O vereador Odon Bezerra fez um amplo relato da trajetória de vida do homenageado, desde sua chegada em Campina Grande para estudar, até sua estabilização no ramo da advocacia na Capital paraibana, onde fincou raiz e constituiu família. Ele ainda destacou que é criterioso na apresentação de honrarias, pois receber uma homenagem traz responsabilidade a quem propõe e a quem recebe.

“Para Thaciano foi bem fácil apresentar essa homenagem, porque já conhecia a vida dele na advocacia, no escritório Azevedo, e na amizade dele com meu filho Odon. Tive o privilégio de convidá-lo a assumir a presidência de uma Comissão na OAB, e foi unânime a sua escolha pelo seu denodo, comprometimento com a causa pública. Baiano, nascido no interior da Bahia, em Remanso, é hoje uma referência na Procuradoria, sendo admirado por todos os seus colegas. Para mim foi uma honra ser o autor desta homenagem”, justificou o vereador.

Bruno Nóbrega, procurador do município, se demonstrou grato ao homenageado pelo apoio quando foi convidado a assumir a procuradoria: “Thaciano foi uma das pessoas que me motivou a não desistir. Pensei que não conseguiria conduzir, e ele foi uma das pessoas que primeiro me auxiliou”. “Ele, hoje, conduz a Proconsult, que é uma das programáticas mais difíceis da Prefeitura, porque toda assinatura do prefeito de João Pessoa só sai se ele der o parecer. Ele está sempre disponível para isso, é um procurador célere. Hoje é um dia memorável para João Pessoa, que recebe uma pessoa do quilate de Thaciano como cidadão”, destacou.

O ex-sócio Walberto Azevedo se disse honrado por seu escritório ter sido a porta de entrada do agraciado na advocacia. “Thaciano, quando chegou por indicação, conquistou a todos com seu jeito grandioso. Desenvolveu um papel muito importante e cresceu tanto que nosso escritório precisou renunciar sua participação, porque ele criou voos ainda maiores em reconhecimento à sua capacidade, hoje arrematada com a concessão desse Título, importante para você e para João Pessoa. Agora você não é apenas um colega e amigo, mas um conterrâneo com todas as prerrogativas que essa honraria aprovada pela Câmara proporciona. Posso dizer por toda sociedade pesseonse que sinto orgulho e satisfação em vê-lo com a alegria que você merece”, destacou. Descontraidamente ele relatou algumas das incursões infrutíferas, apesar da dedicação peculiar, do homenageado no Surf e no Tênis.

A presidente da Associação da Procuradoria do Município de João Pessoa, Thaís Boueres, destacou que o homenageado é uma grande adição à Procuradoria. “Nós nos sentimos muito honrados em tê-lo como nosso colega nas trincheiras do dia a dia, da nossa batalha dentro da Procuradoria. Desejo toda sorte do mundo na sua caminhada jurídica, que já é uma caminhada de algum tempo, mas que ainda é muito longínqua. Você abrilhanta os nossos quadros na Procuradoria”, declarou Thaís, acrescentando que Thaciano Rodrigues é um nome de referência em João Pessoa.

O procurador Leonardo Telles destacou as conquistas alcançadas em mais de dez anos de trabalho. “Estivemos juntos desde o primeiro dia na batalha pelo crescimento da carreira, pelo reconhecimento e respeitabilidade do órgão. De lá para cá estamos trabalhando e proporcionando grandes vitórias para a população pessoense, não só para gestões, mas para o município em si. Sem dúvidas, muito do que se vê do município hoje teve a participação de Thaciano”, declarou, acrescentando ainda a importância do homenageado para o crescimento da carreira.

Em discurso, Thaciano salientou que o seu exercício é valioso, pois o ajudou a entender a importância de lutas e vitórias, mas reconheceu que o mais precioso em sua trajetória foram as pessoas. Segundo ele, para a construção do profissional, pai e esposo que hoje recebeu a cidadania pessoense, sua família foi fundamental: “Meu conceito de família foi talhado em rocha”.

Sobre João Pessoa, o homenageado expressou: “A esta cidade devo tudo, principalmente a família e a carreira que construí. Tive, aqui, a oportunidade de me tornar um jurista paraibano. Nessa fase, passei por importantes estágios que talharam minha personalidade”.

Thaciano ainda registrou sua gratidão ao país pela oportunidade de acesso à universidade e concursos públicos: “Tudo o que fiz foi aproveitar as oportunidades que foram dadas. Que esta Casa Legislativa seja sempre um veículo de luta para que todos os jovens deste município tenham acesso à educação de qualidade e oportunidades de vida”.

O homenageado

Baiano, de Remanso, Thaciano Rodrigues de Azevedo é mestre em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP Brasília); pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET); pós-graduado em Direito Processual Civil; graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi advogado sócio do Escritório Azevedo e Frade. É procurador do Município de João Pessoa, exercendo a função de Chefe Consultivo, desde 2015.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.