João Pessoa, 13 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Presidente da Fecomércio recebe Medalha...
Presidente da Fecomércio recebe Medalha Cidade de João Pessoa e Cidadania Pessoense
09.10.2023
Cláudia Carvalho
Juliana Santos

Uma sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (09) marcou a entrega da Medalha Cidade de João Pessoa e do título de Cidadania Pessoense ao presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba (Fecomércio). O título havia sido proposto e aprovado em 1997 quando o atual deputado João Gonçalves exercia mandato no legislativo municipal, enquanto que a medalha foi concedida em atendimento a uma proposta apresentada no dia 26 do mês passado pelo vereador Durval Ferreira (PL), que presidiu os trabalhos, sendo secretariado por Bosquinho (PV). O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante) justificou a ausência por estar em viagem institucional a Brasília.

Durval Ferreira foi o primeiro orador da tarde e disse que era uma grande honra conceder a Medalha Cidade de João Pessoa a Marconi Medeiros: “Essa é uma das mais altas honrarias desta Casa e será entregue a um empreendedor com alta capacidade de geração de empregos. Ele escolheu essa cidade para constituir sua família, lidera a comunidade empresarial e tem reconhecida influência no desenvolvimento de nossa cidade, agindo com ética e efetividade. Marconi tem um currículo”, justificou o parlamentar a respeito da distinção feita ao presidente da Fecomércio.

Por sua vez, o deputado estadual João Gonçalves, afirmou que Marconi conseguiu conquistar a simpatia dos pessoenses com seu trabalho e caráter. “Ele tem competência, capacidade, tirocínio e bondade. Nunca o vi com raiva e o conheço há várias décadas”.

Em seguida, o Comandante Noel Bustorf, amigo do homenageado, também citou qualidades do economista e suas preocupações com questões sociais que motivam o reconhecimento da CMJP ao presidente da Fecomércio: “Ele já fez muito pelas camadas mais desfavorecidas da sociedade com os serviços prestados pelo Sesc. Também tem uma contribuição importante ao exército. Sou amigo dele faz mais de 50 anos e sou testemunha da generosidade de Marconi, que é um homem muito forte. Ele enfrentou as adversidades da vida com um sorriso no rosto e João Pessoa hoje se sente mais orgulhosa por tê-lo como mais um cidadão da capital da Paraíba”, disse.

O vereador Bosquinho conhece Marconi e seus filhos desde a infância e ressaltou a correção do homenageado à frente do Sistema Fecomércio: “Além disso, ele é reconhecido como uma referência da federação em todo o Brasil. Recentemente, foram investidos R$ 60 milhões numa reforma das sedes do Senac e Sesc, revitalizando e ajudando a manter nosso Centro Histórico enquanto outros órgãos estão abandonando a área”, resumiu o parlamentar, que ainda citou o papel de Marconi na capacitação dos trabalhadores do Turismo e a manutenção da Escola Dom Ulrico, que estava ameaçada de fechamento e foi revitalizada na gestão do homenageado.

O último a se pronunciar foi o homenageado. “Para mim, é fácil de falar porque eu só tenho a agradecer. Minha vida em João Pessoa e na Paraíba eu divido em três partes. A primeira delas no quartel do 15º Regimento de Infantaria, onde vivi por cinco anos. A segunda foi no comércio da Paraíba, que me encantou com suas diferenças. Muitos não sabem, mas eu fui comerciário e foi como gerente de uma empresa que despertei para a atividade dos serviços e do turismo, admirando a Câmara de Dirigentes Lojistas, a Associação Comercial da Paraíba, tendo passado ainda pelos sindicatos empresariais. E, por fim, em instituições fortes como Sesc e Senac. O Sesc muito ligado à assistência aos comerciários e o Senac que cuida da formação destes profissionais. Essas instituições são de suma importância para nosso Estado. Agradeço pelo título e pela medalha e a presença de todos”.

Marconi Medeiros nasceu em Natal, Rio Grande do Norte e se mudou para João Pessoa, onde morou no bairro de Jaguaribe. Ele é formado em Economia pela UFPB e tem especialização pela Fundação Getúlio Vargas, sendo sócio das empresas UNIARTE Indústria, Comércio e Serviços Ltda., desde 1976, PRONORTE Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda., desde 1985, e MARINGÁ Comércio e Serviços Ltda., desde 1995, além de atuar como vice-presidente da UNICRED do Nordeste. Também foi membro do Conselho Deliberativo da SUDENE – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.

Muitas autoridades prestigiaram a sessão solene, a exemplo de Mário Gomes, vice-presidente do Focco-PB e do empresário e ex-senador Roberto Cavalcanti, além do presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado da Paraíba Marconi Barros, bem como servidores do Sistema S na Paraíba e amigos e familiares de Marconi. O Coral e Orquestra Sesc Senac Dom Ulrico se apresentaram no plenário da Casa Napoleão Laureano durante a sessão solene.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.