João Pessoa, 13 de junho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Plano de Cargos, Carreira e...
Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Guarda Civil Metropolitana é debatido na CMJP
28.03.2022
Redação

Sessão especial reuniu representantes da categoria e do executivo municipal, além de vereadores da capital

Nesta segunda-feira (28), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) debateu através de sessão especial o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa. A sessão reuniu representantes da categoria, além do secretário de segurança urbana e cidadania de João Pessoa, João Almeida, e dos vereadores Tarcísio Jardim (Patriota), autor da propositura, Guga (PROS) e Marcos Henriques (PT).

Para Tarcísio Jardim, a união é o grande trunfo em prol da categoria para que as melhorias sejam alcançadas. “O viés político de cada um não pode influenciar na briga pela melhoria da instituição. Se a melhoria vem para um guarda civil metropolitano, através da instituição, ela vem para todos e o objetivo final é um PCCR digno, com uma seguridade salarial, social e institucional”, afirmou. 

A presidente da Associação dos Policiais Civis da Paraíba, Suana Melo, disse que a busca pela formação de qualidade para os profissionais da segurança pública é primordial. “O PCCR da categoria é um avanço para a segurança e irá trazer dignidade salarial para os profissionais que estão diariamente na atividade fim, sabendo quais são os dissabores de uma sociedade ainda pouco escolarizada e com valores destruídos, através de famílias que se desconstroem e sem unidade”, pontuou.

O vereador Marcos Henriques (PT) afirmou que o PCCR dos profissionais da Guarda Municipal de João Pessoa precisa sair do papel. “A categoria precisa estar unida, mostrando força, mobilizada, pois nada cai do céu. O momento é de serenidade e dar credibilidade para que as propostas possam oferecer aos trabalhadores dignidade e uma melhor condição de vida e de trabalho”, acrescentou.

João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, assegurou que o prefeito Cícero Lucena garantiu que o PCCR dos guardas municipais vai sair. “Existe negociação sim e acreditamos que ainda esse ano o Plano de Cargo, Carreiras e Remuneração seja avalizado pela CMJP seja sancionado pelo prefeito”, disse.  

O comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, Vítor Freire, frisou que o guarda municipal hoje é reconhecido, seja ele da UPA ou de grupo, não existindo distinção entre eles. “A própria sociedade reconhece a Guarda Municipal e se ela for valorizada, todos os profissionais estão dispostos a oferecer a própria vida em prol dos munícipes de João Pessoa, como também do turista que vem à capital”, assegurou.    

José Luiz Silva, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de João Pessoa, defendeu que a aprovação do PCCR será para fazer reformas e não para retirar direitos. “Os guardas municipais merecem um salário digno e justo e o PCCR está em andamento para isso”, finalizou.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.