João Pessoa, 21 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Parlamentar afirma que Semob vai...
Parlamentar afirma que Semob vai reforçar fiscalização na orla de João Pessoa
11.04.2023
Clarisse Oliveira
Olenildo Nascimento

Bruno Farias (Cidadania) foi o quinto orador da sessão ordinária desta terça-feira (11)

O vereador Bruno Farias (Cidadania) afirmou que manteve reunião com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e recebeu do superintendente do órgão, Expedito Leite, o compromisso de reforço na fiscalização nos 10km de orla da capital, que ficam diariamente interditados das 5h às 8h da manhã. O parlamentar foi o quinto orador da sessão ordinária desta terça-feira (11), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Bruno Farias destacou que, após o atropelamento de um ciclista na última segunda-feira (10), às 5h, período em que a orla da Capital é interditada para a passagem de carros e motos, o superintendente da Semob Expedito Leite enfatizou que vai reforçar a fiscalização na orla da Capital. O vereador destacou que atualmente a área já é monitorada não só pelos agentes da Semob, mas também pela Polícia Militar e Guarda Municipal.

“Apesar desses múltiplos olhares dessas instituições que se unem para garantir o bem-estar de pessoas que fazem atividades físicas naquele trecho, encontramos quem transgrida as normas e ocasione acidentes, como o que vimos nos últimos dias. Mas, a palavra firme do secretário Expedito foi de que a Semob vai reforçar o seu contingente, reforçar a abordagem, fazer uma campanha de conscientização junto às assessorias esportivas de corredores e ciclistas para que juntos, poder público e sociedade civil possam garantir o bem-estar das pessoas, atletas ou não”, destacou o parlamentar.

Bruno Farias afirmou que Expedito Leite foi enfático ao reforçar que a Semob estará atenta e vigilante para acolher as sugestões de pedestres, ciclistas e entidades a fim de materializar as ideias da população, “principalmente no que tange ao rigor da fiscalização”, destacou o parlamentar sobre a declaração do superintendente.

Apartes

“O prefeito tem se esforçado para ampliar a malha cicloviária na cidade, mas sabemos que falta muita coisa. A qualificação dessas ciclovias e ciclofaixas, por exemplo”, afirmou Coronel Sobreira, salientando que a fiscalização é tão importante quanto a própria interdição da orla e que os acidentes acontecem por desrespeito à sinalização.

Marcos Henriques (PT) destacou que recebeu queixas de uma comissão de ciclistas sobre a falta de ciclofaixas e segurança na região do Altiplano. Bruno Farias destacou que a região tem a PB 008 e que a competência é do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), mas que pode ser feito um convênio da Prefeitura com o Governo do Estado “para que essas atribuições possam ser melhor definidas e se busquem o mais importante, que é zelar pela vida dos ciclistas e pedestres”, afirmou Bruno Farias.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.