João Pessoa, 19 de maio de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Médica Homeopata Maria Solimar Alencar...
Médica Homeopata Maria Solimar Alencar recebe o título de cidadã pessoense
22.11.2023
Cybele Morais
Juliana Santos

Sessão proposta pelo vereador Odon Bezerra também comemorou o Dia do Médico Homeopata

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quarta-feira (22), sessão solene para entrega do título de cidadã pessoense à médica homeopata Maria Solimar Alencar. Na ocasião, também foi comemorado o Dia do Médico Homeopata, que teve a data instituída, 21 de novembro, sancionada pelo prefeito Cícero Lucena.

O autor da propositura, vereador Odon Bezerra (PSB), falou da alegria de poder comemorar a sanção da lei proposta por ele do Dia do Médico Homeopata, como também da homenagem à médica Maria Solimar. “É um dia para celebrar uma das precursoras da medicina homeopática na cidade de João Pessoa. Ela que é do vizinho estado do Piauí e que há muito tempo está radicada na Paraíba, desenvolvendo o trabalho e se tornando hoje uma pessoense de fato e de direito. Ser o propositor dessa matéria, além da amizade que eu tenho de mais de 30 anos com Solimar e reconhecer, sobretudo, esse trabalho desenvolvido por ela na cidade de João Pessoa me deixa extremamente feliz”, afirmou.

Leônia Maria Lima, presidente da Associação Paraibana de Homeopatia, agradeceu a propositura do projeto de lei que foi sancionado, instituindo o Dia do Médico Homeopata em João Pessoa. “É com grande apreço que recebemos a notícia da aprovação desse projeto. A criação do Dia do Médico Homeopata é um marco significativo para a nossa comunidade, reconhecendo a Homeopatia na promoção da saúde e do bem estar da população”, destacou.

A homenageada, Maria Solimar Alencar, que é natural de Floriano, no Piauí, falou sobre a alegria de receber a homenagem. “Foi uma surpresa pra mim, mas eu amo João Pessoa e já me sinto cidadã pessoense. O título veio só reforçar, uma vez que eu já vivo na cidade desde os 16 anos de idade. Aqui fiquei e nunca mais saí. Foi paixão à primeira vista”, falou.

Sobre a Homeopatia, Maria Solimar disse que a especialidade surgiu na vida dela há 40 anos. “Quando minha filha adoeceu com três meses de vida, eu procurei vários médicos e só achei cura na Homeopatia. Daí por diante, eu decidi estudar mais sobre o assunto”, concluiu.      

Homeopatia

A Homeopatia consiste em um método terapêutico desenvolvido por Samuel Hahnemann no século XVIII, tendo como principal característica a escuta atenta, feita em longas consultas com anamneses bem detalhadas, e um olhar mais abrangente sobre o paciente, em sua integralidade.

Atualmente é firmemente implantada em diversos países da Europa, das Américas e da Ásia. No Brasil, a Homeopatia foi introduzida por Benoit Mure em 1840, sendo reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como especialidade médica desde 1980.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.