João Pessoa, 21 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Câmara se consagra a Nossa...
Câmara se consagra a Nossa Senhora de Fátima na manhã desta quinta-feira (16)
16.05.2024
Damião Rodrigues
Olenildo Nascimento

Vereadores, servidores e fieis da comunidade lotaram as dependências da Casa

Com o ambiente lotado por vereadores, servidores e fieis da comunidade, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda do Santuário dedicado à santa em Portugal. Durante a celebração da missa no Plenário Senador Humberto Lucena, a Casa foi consagrada à santa. O presidente da Casa, vereador Dinho (PSD), e autor do requerimento solicitando a solenidade de consagração, vereador Carlão (PL), além dos vereadores Milanez Neto (MDB), Coronel Kelson (PP), Emano Santos (PV) e Marcílio do HBE (Republicanos) participaram da coroação da Santa, durante a homilia do dia.

A missa foi celebrada pelo Padre Carlos Mauricio, que lembrou que Nossa Senhora se apresentou aos três pastorzinhos, na cidade de Fátima, em Portugal, e desde então a Igreja Católica espalha sua devoção ao mundo inteiro. “Essa peregrinação tem um significado tão profundo, que é através da escultura da imagem que a Igreja leva a devoção a Nossa Senhora de Fátima ao mundo todo. Temos a grande alegria de, no dia de hoje, ela estar aqui, consagrando esta Casa do Povo”, assentiu.

Dinho destacou a importância da visita da imagem à CMJP por trazer bons fluidos e abençoar o trabalho legislativo da capital paraibana. “Nesta Casa do Povo, toda religião é bem vinda. Hoje, com essa consagração e coroamento de Nossa Senhora de Fátima, recebemos a bênção para nos fortalecermos todos os dias no trabalho pelo povo. Fiquei bastante emocionado. Eu conheço Fátima, já estive em Portugal, e é muito emocionante esta ocasião. Como católico, também fico muito orgulhoso. Esse foi o meu melhor presente de aniversário. Sou mariano, faço aniversário em 14 de maio, e no dia 16 recebemos a Santa aqui nesta Casa é meu melhor presente”, afirmou.  

O vereador Carlão, enfatizou que a Casa do Povo, em sua multiplicidade, abraça aquilo que o povo venera, intercede e busca como salvação. “A presença de Nossa Senhora de Fátima aqui representa a busca pela salvação da nossa cidade, que é cercada de uma mística católica, de uma mística cristã. Temos a nossa Senhora das Neves, que é a padroeira da cidade, e o nosso bairro Treze de Maio é em homenagem a Nossa Senhora. O povo católico cristão, espiritualizado, sente a importância de Nossa Senhora para os tempos vindouros. Quando abrimos espaço para a consagração de Nossa Senhora nesta Casa, queremos dizer que queremos colocar na Câmara a fidelidade, a servidão, a entrega ao projeto de salvação de Nosso Senhor Jesus Cristo na Casa de Napoleão Laureano”, enfatizou. 

A imagem está na cidade desde o dia 14 de maio para a I Jornada Mariana do Nordeste (JMN), que ocorrerá entre maio e outubro de 2024, promovida pelo Movimento da Imaculada Conceição (Servitas), em parceria com a Arquidiocese de Fortaleza, e, na Arquidiocese da Paraíba, pela Comunidade Casa da Paz.

A imagem da Virgem de Fátima faz parte das joias da coroa portuguesa – uma honraria de Chefe de Estado. Ela é feita de cedro brasileiro, e vai permanecer em João Pessoa até o dia 2 de junho, período em que vai estar presente em paróquias e várias celebrações da Igreja Católica. A peregrinação compreende um percurso por nove Estados do Nordeste, que será realizado entre os dias 04 de maio e 13 de outubro, totalizando seis mil quilômetros, num gesto único de união e espiritualidade para com o povo nordestino.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.