João Pessoa, 13 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. “Hoje o cidadão que ali...
“Hoje o cidadão que ali é internado tem dignidade”, afirma vereador sobre Trauminha de Mangabeira
16.05.2023
Clarisse Oliveira
Olenildo Nascimento

Odon Bezerra (PSB) afirmou que hoje o tempo de espera dos pacientes é de 72h

O vereador Odon Bezerra (PSB) usou seu pronunciamento, na sessão desta terça-feira (16), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para anunciar avanços conseguidos pela Gestão Municipal no Complexo Hospitalar Tarcísio de Miranda Burity, conhecido como Trauminha de Mangabeira.

Segundo o parlamentar, antigamente as pessoas costumavam esperar cerca de 60 dias por uma cirurgia e hoje o tempo de espera é de 72 horas, além da unidade continuar atendendo pacientes de cidades circunvizinhas. Ele destacou ainda que a dificuldade da saúde vem de gestões anteriores e que o prefeito Cícero Lucena (PP) herdou uma “herança maldita”.

“Não é a Suíça, mas hoje o cidadão que ali é internado tem dignidade. 60% dos corredores estão climatizados. Realizou 150 cirurgias urológicas. Atende a primeira macrorregião, que abrange Guarabira, Sapé, Mari, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo… todos se socorrem daquela casa. A imagem é outra. A ‘fratura’ na Saúde é antiga, é de oito anos atrás, que, em três anos, se recuperou 32 PSFs”, destacou.

O parlamentar afirmou que há dificuldades na contratação de médicos. “Nós não vamos jogar para debaixo do tapete, o problema existe e está se lutando diuturnamente para se resolver essa situação. Não escondo que no Padre Ibiapina tem problemas, mas eles vão ser resolvidos, isso vai ser solucionado”, garantiu.

O vereador Marcos Henriques (PT) questionou a “herança maldita” referida. “Já se passaram dois anos e cinco meses do governo Cícero Lucena. Vossa Excelência fala de uma herança que construiu 22 USFs, 3 UPAs e 35 creches. Queremos soluções para os problemas”, afirmou o petista, parabenizando Odon Bezerra por pelo menos reconhecer os problemas apontados.

A vereadora Raíssa Lacerda (Avante) afirmou que Cícero Lucena assumiu a gestão com todos os PSFs sucateados e com um déficit de 60 médicos no Trauminha. “Hoje não é uma Suíça, mas é uma nova realidade”, declarou. Milanez Neto (PV) afirmou que em cada gestão há avanços, que é preciso reconhecer que a saúde não é perfeita, mas que Cícero Lucena e Leo Bezerra (PSB) estão tendo humildade para escutar a todos e reconhecer os erros.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.