João Pessoa, 13 de junho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Demandas no ciclismo marcam renovação...
Demandas no ciclismo marcam renovação da Frente parlamentar em defesa do esporte
30.08.2023
Clarisse Oliveira
Olenildo Nascimento

O presidente da Frente, Tarcísio Jardim (PP) destacou que as próximas ações vão abranger as artes marciais

A Frente Parlamentar em Defesa do Esporte, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), realizou ação, na manhã desta quarta-feira (30), em frente à Estação Ciências e colheu demandas referentes ao ciclismo na Capital. A ação marcou a renovação do colegiado, que agora conta com o vereador Tarcísio Jardim (PP) como presidente.

O parlamentar destacou que o ciclismo cresceu bastante com a pandemia e, com isso, as demandas por uma prática segura. “O poder público tem que acompanhar esse avanço. É o esporte, saúde, pessoas melhorando sua qualidade de vida. E o ciclismo é uma prática que depende exclusivamente das vias públicas e da segurança que o poder público e que os civis podem trazer”, ressaltou, salientando a consciência no trânsito.

“Trouxemos a Frente nesta ação para trazer a visão do poder público e o clamor do ciclismo, não só para as políticas públicas, como fizemos recolhendo demandas a respeito do fechamento da orla, da renovação das pinturas das ciclovias, mas também da proposta de transformar essa área do Centro de Convenções e da Estação Ciências numa área de treinamento permanente, com todas as políticas de segurança e com toda manutenção que o poder público pode trazer”, afirmou Tarcísio Jardim, acrescentando que a proposta da área de treinamento permanente é do deputado Michel Henrique (Republicanos).

O deputado Michel Henrique ressaltou que é ciclista e aborda a vertente do ciclismo para o mandato em busca do fomento do esporte. “Nessa simbiose com a Câmara, estamos procurando parlamentares que sejam vocacionados na área do esporte para nos ajudar dentro de uma parceria do poder público para a gente melhorar a vida do cidadão pessoense, paraibano, porque esporte é vida, educa e disciplina”, afirmou, acrescentando que teve matéria aprovada e promulgada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, criando a área de proteção ao ciclista, um circuito de 12km entre a Estação Ciências até o Centro de Convenções.

“Um espaço determinado, com segurança, é essencial para a prática esportiva, seja ela com a finalidade de lazer ou de um cuidado pessoal com a saúde, principalmente após uma pandemia em que vimos que o esporte, ciclismo, corrida, caminhada são essenciais para combater problemas de natureza cardiorrespiratória e até psicológica”, afirmou Eduardo Dore, médico e competidor amador de ciclismo.

O vereador Zezinho Botafogo (PSB) criador e hoje membro da frente parlamentar ressaltou a importância do instrumento em prol do esporte. “Temos consciência da importância desta frente, até porque João Pessoa tem sido referência no esporte nacional por conta de nosso talento, por conta da quantidade de pessoas que praticam esporte nas várias modalidades e a quem a cidade abraça cada dia mais”, destacou.

Frente Parlamentar em Defesa do Esporte

A ação marcou a renovação da Frente Parlamentar, com o presidente Tarcísio Jardim no comando. “O desafio é transformar as ações da Frente em ações do poder público. A principal função dessa frente é a interlocução com o poder público. Muitas vezes as pessoas não querem ir à Câmara, se sentem envergonhadas em mandar uma mensagem, mas quando veem um evento público, elas se sentem mais à vontade em apresentar as demandas. Dessa vez foi o ciclismo, mas nas próximas quero abranger as artes marciais, como judô, jiu-jitsu e MMA, que é um esporte muito conhecidon com ótimos atletas na cidade, mas não tem apoio do poder público”, declarou o presidente, destacando que o objetivo é abranger todos os esportes.

“Nesta legislatura, tivemos a ideia de criar esta frente parlamentar e, logo em seguida, o governador nos convocou para assumir a secretaria de Esporte. Agora Tarcísio, que tem uma ligação fortíssima com o esporte, é o presidente, apoiado por todos nós. Vamos fazer com que a Câmara Municipal contribua muito mais em prol do esporte, seja através de emendas, seja ouvindo e ocupando os espaços devidos”, destacou Zezinho Botafogo.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.