João Pessoa, 19 de maio de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. CMJP vai celebrar 101 anos...
CMJP vai celebrar 101 anos do Partido Comunista do Brasil nesta sexta-feira (24)
22.03.2023
Damião Rodrigues
Divulgação

O vereador Professor Gabriel (Avante) propôs a solenidade

A partir das 9h desta sexta-feira (24), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar uma sessão especial para comemorar os 101 anos do Partido Comunista do Brasil (PC do B) celebrado no dia 25 de março. O vereador Professor Gabriel (Avante) propôs a solenidade.

“Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Por sua história e importância para a democracia e as transformações populares em nossa sociedade é que propomos a realização da presente atividade, cujo objetivo é celebrar o centenário deste grandioso partido”, justificou o propositor da homenagem.

De acordo com o site da legenda, o PC do B viveu mais de 60 anos na clandestinidade, perseguido duramente pelas forças conservadoras e pelas ditaduras do Estado Novo (1937-1945) e a militar (1964- 1985). Na década de 1970, em defesa da democracia, organizou a Guerrilha do Araguaia. Levantou a bandeira da Anistia e fez estampar na Constituição de 1945 o artigo que garantia a liberdade religiosa. “O PCdoB é um símbolo da luta pela liberdade e pelo direito dos trabalhadores no país. Sempre defendeu a unidade do povo e das forças progressistas. Assim se deu na luta contra o regime militar, o neoliberalismo e na jornada que levou Lula à Presidência da República. É uma organização de caráter socialista, profundamente nacional, patriótico e anti-imperialista, expressão e continuação da elevada tradição de lutas do povo brasileiro”, assevera a página.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.