João Pessoa, 13 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. CMJP debate ‘Outubro Rosa’ nesta...
CMJP debate ‘Outubro Rosa’ nesta segunda-feira (10)
07.10.2022
Redação

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (6), a propositora da discussão convidou a população a participar do evento

Na tarde desta segunda-feira (10), a partir das 14h, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar uma sessão especial para debater a campanha ‘Outubro Rosa’ de prevenção ao câncer de mama. Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (6), a propositora da discussão, vereadora Rebeca Sodré (União Brasil) convidou a população a participar do evento.

“Essa sessão não é só para mulheres. A questão da prevenção ao câncer é de todos. Toda a sociedade deve estar atenta. Aqui estarão debatendo sobre a temática vários profissionais da área de saúde e também teremos depoimentos de mulheres que estão passando por esse processo de câncer ou já passaram. Venham todos debater esse assunto tão importante para nossa população”, convidou.

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, a Lei nº 13.733/2018 instituiu que no mês de outubro devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras: iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras, eventos e atividades educativas; e veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

Neste ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) adotou o slogan: “Eu cuido da minha saúde todos os dias. De acordo com o Instituto, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Ainda segundo o Inca, no Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. “Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil”, alerta a instituição.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.