João Pessoa, 13 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. CMJP aprova doação de terreno...
CMJP aprova doação de terreno para IFPB em João Pessoa
24.10.2023
Rebeca Neto
Olenildo Nascimento

Projeto de Lei Ordinária (PLO) é de autoria do Executivo Municipal e foi aprovado à unanimidade

Em votação na manhã desta quinta-feira (24), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou Projeto de Lei Ordinária (PLO) 1744/23 do Executivo Municipal que autoriza a doação de terreno na Capital para a implantação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A matéria foi aprovada por unanimidade.

Considerando que a educação técnica e tecnológica, abrangendo ensino, pesquisa e extensão, são alguns dos conhecimentos mais requeridos pelo mercado produtivo, e que João Pessoa passa por significante aumento populacional, somados à necessidade de ofertar novas vagas a um público crescente, o Governo Federal foi favorável à instalação de outro campus da Instituição no Município. O terreno destinado ao instituto fica localizado na Rua Antônio Dias Freitas, em Mangabeira.

O texto do Projeto justifica: “A instalação de um Campus do IFPB na zona sul de João Pessoa se justifica pela necessidade e pela possibilidade de ampliar as ofertas de vagas, para alcançar maior quantidade de jovens e adultos, principalmente a parcela mais carente e que convive na fronteira da vulnerabilidade social, para ingressar em uma escola pública de qualidade, que tem como marco a construção de saberes técnicos e tecnológicos, criando maiores condições de empregabilidade, acesso a renda e, consequentemente, melhoria de qualidade de vida e a conquista da cidadania”.

Em discussão, os vereadores parabenizaram e ressaltaram a importância do PLO. Junio Leandro (PDT) destacou: “Mangabeira é uma região com grande densidade demográfica. Isso vai facilitar o acesso para os alunos também”. Marcos Henriques (PT) afirmou: “É com alegria que, após quatro anos de estagnação da educação, vemos um governo que está investindo”.

O parlamentar Thiago Lucena (PRTB) ressaltou a contribuição da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na negociação e o trabalho sério realizado pelo Instituto: “Vem contribuindo muito para o setor de inovação, fornecendo tecnologia para muitas empresas e mão de obra para o mercado”.

Bosquinho (PV) e Eliza Virgínia (PP) recordaram que há algum tempo estavam no local que foi destinado para a doação e manifestaram satisfação em saber que providências foram tomadas e terá bom uso. A vereadora ainda salientou a necessidade de incentivar o direcionamento de jovens a cursos técnicos e tecnológicos.

Já o vereador Carlão pontuou: “Não é comum a Prefeitura doar imóveis que foram adquiridos com o suor do povo de João Pessoa. Entretanto, tive uma conversa com a reitora do IFPB, há alguns dias, e ela falou sobre a importância desse Projeto. A Prefeitura acerta nesse movimento, de trazer um equipamento importante de educação como o IFPB para João Pessoa. E o sacrifício dessa doação com certeza virá como uma boa educação para a população”.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.