João Pessoa, 21 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. CMJP aprova criação de escolas...
CMJP aprova criação de escolas de tempo integral
19.12.2023
Clarisse Oliveira
Olenildo Nascimento

Plenário ainda aprovou criação do Programa João Pessoa Medalha, que premia de atletas e paratletas pelo desempenho em competições

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, durante votação na sessão desta terça-feira (19), o Programa de Educação Integral e a criação de 11 Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAIs), sob regime de dedicação integral. Ao todo, foram aprovadas duas Medidas Provisórias (MP), 21 Projetos de Lei Ordinária (PLO) e um Projeto de Decreto Legislativo (PDL).

A Medida Provisória nº 39 altera a Lei Municipal n.º 14.780/2023, criando o Programa de Educação Integral – Escolas Ativas, composto por Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAI) para planejar e executar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e qualidade do ensino, na Rede Pública Municipal, na perspectiva da educação integral.

O vereador Coronel Sobreira (MDB) destacou a importância da iniciativa e afirmou que a tendência é que todas as escolas passem a funcionar em regime de tempo integral. Os vereadores Professor Gabriel (Avante), Milanez Neto (PV), Marcílio do HBE (Patriota), Bosquinho (PV) e Carlão (PL) também ressaltaram a relevância da iniciativa. “É importante que a prefeitura possa estar fomentando e implementando cada vez mais escolas em tempo integral e investindo na formação do verdadeiro cidadão”, destacou Bosquinho.

Marcílio do HBE destacou a importância das atividades do contraturno na formação social do estudante. “É preciso desenvolver atividades e fazer com que o aluno cresça tanto na formação acadêmica, quanto na social”, afirmou, salientando a importância de atividades culturais e esportivas.

Programa João Pessoa Medalha

O colegiado aprovou ainda o PLO 1835/2023, criando o Programa João Pessoa Medalha aos atletas residentes e federados do Município, praticantes de esportes de alto rendimento em modalidades olímpicas, paraolímpicas de verão ou inverno. A matéria foi aprovada com emenda modificativa do presidente Dinho (Avante) diminuindo a idade mínima para o recebimento do benefício de 14 para 9 anos de idade.

“Hoje é um dia de festejar”, afirmou Tarcísio Jardim a respeito da aprovação do projeto. “Não vao resolver a situação, mas será uma grande ajuda”, avaliou o parlamentar parabenizando o prefeito e incentivando os vereadores a destinar emendas para o projeto. Os vereadores Bosquinho, Marcílio do HBE e Milanez Neto também parabenizaram a iniciativa. “Através do esporte conseguimos salvar gerações”, afirmou Milanez Neto.

Demais matérias do Executivo Municipal

Dentre as matérias aprovadas de autoria do Executivo Municipal, destacam-se: o PLO 1893/2023, que modifica a Lei do Programa Educador Social Voluntário, ajustando o valor da Bolsa Auxílio dos cuidadores; o PLO 1885/2023 que autoriza doação de imóvel do Município ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para a construção de unidades habitacionais com o objetivo de realocar a comunidade do S; PLO 1789/2023, que altera a Lei que disciplina o corredor ‘Via Folia’, acrescentando ao comitê gestor a Associação Folia de Rua e a dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba (AMEG); o PLO 1876/2023, que dispõe sobre a criação do Projeto Escola Municipal de Defesa do Consumidor; o PLO 1866/2023, que altera a Lei do Programa Municipal de Acesso à Alimentação ‘Mais pão e leite’ para alterar valores de recursos dos benefícios por decreto; o PLO 1858/2023, que acrescenta os centros de educação infantil no Programa Escola Nota 10 de valorização dos trabalhadores e profissionais em educação; e o PLO 1742/2023, que dispõe sobre a instalação e operação de postos de abastecimento, comércio e distribuidoras de combustíveis em geral, criando a obrigatoriedade de executar medidas preventivas de proteção ao meio ambiente, especialmente no sistema de armazenamento de combustíveis.

Autoria dos vereadores

Dentre as matérias de autoria dos vereadores aprovadas, destacam-se: o PLO 1423/2023, de autoria de Zezinho Botafogo (PSB), que institui o programa de adoção de campos de futebol e equipamentos esportivos; e o PDL 63/2022, que concede Medalha Cidade de João Pessoa ao deputado federal Hugo Motta.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.