João Pessoa, 13 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Caravana da oposição da CMJP...
Caravana da oposição da CMJP visita Trauminha de Mangabeira
10.11.2022
Redação

O líder da oposição na Casa, vereador Marcos Henriques (PT), relatou os problemas e avanços encontrados no hospital durante visita

O líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marcos Henriques (PT), usou seu pronunciamento na sessão da manhã desta quinta-feira (10), para anunciar a visita da Caravana da Oposição realizada ao Complexo Hospitalar Tarcísio de Miranda Burity, conhecido como Trauminha de Mangabeira. O vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) também participou da visita.

Marcos Henriques afirmou que foi recebido pelos servidores do hospital com muita educação, mas que encontraram diversos problemas, como falta de estrutura, insumos, profissionais e a demora nos atendimentos. “Essa falta de medicamentos e insumos são coisas que não podem existir em um hospital. É um problema contumaz, no entanto a saúde precisa ser encarada de outra forma, precisa de uma dinâmica rápida. Tratamos de vidas humanas que precisam de atendimento na mesma hora”, enfatizou o vereador.

Ele relatou ainda problemas no ambiente de descanso dos profissionais de saúde. “O que vi foi algo que me assustou, porque os técnicos de enfermagem têm um local minúsculo, que não consegue contemplar todos eles”, constatou Marcos Henriques, afirmando que muitos profissionais em horário de descanso não conseguem usar o local por ele estar lotado. Ele lembrou ainda de lei de sua autoria que regulamenta as condições de descanso para profissionais da enfermagem que trabalham em regime de plantão.

O parlamentar ressaltou que, apesar dos problemas encontrados, o setor de regulação da unidade tem feito um trabalho sistemático no sentido de diminuir o tempo entre a autorização e a cirurgia e que a ala em construção da área de ortopedia, inclusive com centros cirúrgicos, deve desafogar os atendimentos.

Marcos Henriques informou que vai produzir um relatório sobre a visita da Caravana. “O relatório está sendo feito, vamos apontar os problemas encontrados e entregar à direção do Trauminha e também a esta Casa”, afirmou, salientando que a CMJP é a caixa de ressonância das coisas que acontecem na cidade.

“Foi uma visita muito importante em todos os aspectos, inclusive para a gestão ter um olhar mais voltado para o cuidado com as pessoas. O relato que vimos foi muito lamentável. Sabemos que a saúde passa por uma série de dificuldades, mas o que vimos foi de entristecer nossos corações. Fiquei impressionado com a falta de coisas básicas, como alimentos. Pessoas que estavam lá há dois, três dias sem se alimentar”, denunciou o vereador Marmuthe Cavalcanti, em aparte, destacando o papel importante da Caravana da Oposição em ser proativa, propositiva e em “abrir os olhos da gestão”.

Marmuthe Cavalcanti também relatou avanços na Saúde. “Ficamos felizes que alguns avanços, embora pequenos e discretos, estão acontecendo, mas ainda está distante da realidade que as pessoas precisam”, avaliou o parlamentar.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.