João Pessoa, 21 de julho de 2024
  5. Câmara realiza sessão pelo Dia...
Câmara realiza sessão pelo Dia da Mulher e homenageia delegado
24.03.2023
Damião Rodrigues
Juliana Santos

A celebração do Dia Internacional da Mulher e homenagens vão marcar as tardes do Plenário senador Humberto Lucena entre os dias 27 e 29 de março.  Serão realizadas uma sessão solene e uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) neste período.

Já na segunda-feira (27), a partir das 14h, acontece uma sessão especial para entregar a Medalha Cidade de João Pessoa ao delegado da Polícia Civil Getúlio Lira Machado. A solenidade e a honraria foram propostas pelo vereador Durval Ferreira (PL).

“Após sua posse como delegado de polícia, o homenageado obteve inúmeras conquistas, ocupando a mais alta hierarquia da Segurança Pública, desde secretário de Segurança Pública do Estado a superintendente da Polícia Civil, diretor do Instituto de Medicina Legal (IML) e corregedor geral. Como delegado de Roubos e Furtos de Veículos teve grande destaque que lhe rendeu a Medalha Tarcísio de Miranda Burity e o Troféu de Atuação Excepcional em 2018. Atualmente, ainda está na ativa, fazendo mais de 40 anos de profissão, arriscando sua vida todos os dias para garantir a segurança da sociedade”, justificou Durval Ferreira.

A sessão especial da semana acontece na quarta-feira (29), a partir das 14h30, para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e para entrega do Diploma Mulher Cidadã Ednalva Bezerra de Lima. A proposta foi da vereadora Fabíola Rezende (PSB). Na programação, consta a formação da mesa, a apresentação do Coral da Câmara Municipal de João Pessoa, a apresentação de um vídeo sobre o Mês das Mulheres, a entrega do diploma Mulher Cidadã “Ednalva Bezerra de Lima” e, por fim, os pronunciamentos dos vereadores Fabíola Rezende e Marcos Henriques (PT), que participaram de uma comissão destinada à escolha das mulheres para serem homenageadas na solenidade.

No início deste ano, essa comissão analisou as iniciativas e/ou personalidades a serem agraciadas e além dos parlamentares também tomaram parte Suelene de Sousa – Gabinete de Marcos Henriques; Ana Beatriz E. de Araújo – Fundação Margarida Maria Alves;  Liliane Oliveira – Secretaria de Mulheres da PMJP; Maria da Penha Araújo – CUT; e Rosiane Cruz – Centro da Mulher oito de Março.

Vão receber o Diploma Bárbara Duarte Medeiros de Moura Rezende pedagoga, professora de Linguagens (Letras-Português), advogada; Débora Cordeiro Ramalho de Araújo que dedica a vida à proteção e resgate de animais abandonados; Iris Moreira Ribeiro Cavalcante, formada em Educação Física e pós-graduada em Segurança Pública, que se destaca por ser Guarda Civil Municipal em João Pessoa desde o ano de 2014 e principalmente por ter sido eleita em 2022 como Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais da Paraíba; Márcia Gadelha, mulher trans, graduada em Pedagogia e Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Samanda Ferreira Machado, jornalista, radialista, técnica administrativa, com mais de 10 anos na área de comunicação; e Susan Kelly dos Santos Monteiro Melo, assistente social e pós-graduada em Direitos Humanos e Políticas Públicas.