João Pessoa, 13 de dezembro de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Burocracia em obras do Centro...
Burocracia em obras do Centro Histórico é criticada por vereador de JP
09.08.2022
Redação

O vereador Milanez Neto (PV) criticou a burocracia na liberação de obras no Centro Histórico da Capital imposta por órgãos de controle e proteção do patrimônio histórico. O parlamentar foi o segundo orador na sessão desta terça-feira (9), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Milanez Neto ressaltou o aniversário de 437 anos de João Pessoa, comemorado na última sexta-feira (5), para destacar a importância do Centro Histórico da capital, alertar sobre as condições do casario em geral e as dificuldades encontradas na realização de obras de revitalização dos espaços.

“Nosso Centro Histórico está entrando em uma verdadeira decomposição. A Rua da Areia são escombros, o Porto do Capim está sendo soterrado. Na Praça Dom Ulrico, a Prefeitura encontrou dificuldade para restaurar uma imagem no largo daquela praça por burocracia. Foram embargos na liberação de uma limpeza a ser feita em um monumento da praça”, explicou o vereador

Segundo o parlamentar, a Prefeitura da Capital tem recursos para as obras de revitalização, mas não consegue avançar. “A Prefeitura tem nos seus caixas R$ 34 milhões para a obra do Parque Ecológico e para o Parque de eventos do Porto do Capim, mas as obras estão travadas pela burocracia do serviço público”, lamentou o parlamentar, reforçando a importância do local. “Devolver o Porto do Capim é restaurar a cidade onde tudo nasceu. Devolver à cidade algo que foi tomado ao longo do tempo”, destacou.

Milanez Neto criticou a burocracia enfrentada nas obras. “Infelizmente os órgãos que deveriam facilitar as obras, são burocráticos e atrapalham o andamento dos trabalhos. Há uma demora de dois anos apenas para mudar uma pintura”, criticou, exemplificando e salientando que não se pode lembrar da história da cidade apenas no dia de seu aniversário.

“Qual a providência que nós representantes estamos tomando? Fica aqui o recado de um jovem parlamentar apaixonado pela história e pela política, que não acredita em mudança que não passe pelas nossas mãos. Não adianta falar em futuro, se não falar do nosso passado. Não se pode falar em emprego e renda, se não falar em educação”, concluiu o parlamentar.

As vereadoras Rebeca Sodré (União Brasil) e Helena Holanda (Progressistas) e os vereadores Carlão (PL), Rinaldo Maranhão (PMB) e Bosquinho (PV) apartearam Milanez Neto destacando a importância da preservação do Centro Histórico, da criação de incentivos para empreendedores ocuparem a região e a necessidade de mudança de legislação para que não haja impedimento em obras importantes.

“Temos que rever a legislação, é preciso abrir os olhos para isso. Acontece em todo o país: a legislação engessa de tal maneira que muitos querem restaurar os prédios, mas sofrem com a burocracia. A lei trava o crescimento da cidade. O desenvolvimento e a história podem andar juntos”, defendeu Rinaldo Maranhão.

Compartilhe:
© Copyright 2023-24. Todos os Direitos Reservados.