João Pessoa, 13 de julho de 2024
  5. Atualização do Sistema Viário de...
Atualização do Sistema Viário de João Pessoa também passa na CPP
23.05.2024
Damião Rodrigues
Captura de tela

Na reunião desta quarta-feira (22), o colegiado acatou dois projetos com denominação de equipamento público e criação de dia celebrativo

A atualização com um programa de hierarquização e definição do Sistema Viário da capital paraibana também passou pela Comissão de Política Públicas (CPP) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na reunião desta quinta-feira (23). A matéria foi acatada na Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) na manhã de ontem (22). O colegiado ainda acatou dois projetos com denominação de equipamento público e criação de dia celebrativo.

O PLO 2113/2024, do Executivo Municipal, acatado, estabelece a hierarquização e a definição do Sistema Viário Básico de João Pessoa, obedecendo às demais normas federais e estaduais relativas à matéria, especialmente ao Plano Diretor de João Pessoa, ao Plano de Mobilidade Urbana de João Pessoa e à legislação de uso e ocupação do solo. Os objetivos do Sistema Viário são: o ordenamento do trânsito; equilibrar a repartição de fluxos na rede viária; diminuir conflitos e proporcionar fluidez na circulação; facilitar a circulação entre as centralidades do Município; definir os eixos de desenvolvimento com atividades não residenciais para atendimento local ou regional; e acomodar os diversos modais de deslocamento, tanto os existentes como os planejados. O documento ainda especifica que são partes integrantes da lei os seguintes anexos: o Mapa da Hierarquia Viária; a Setorização das Calçadas e da Caixa de Via; o Dimensionamento Viário Mínimo; a Relação de Vias Conforme a Hierarquização; um Glossário.  A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Sempb), estabelece as diretrizes viárias do Município e suas hierarquias funcionais.

“Essa atualização se deu em virtude da revisão do Plano Diretor Municipal de João Pessoa e Legislações Complementares. O Projeto de Lei atende às disposições das Leis Federais 10.257, de 2001 (Estatuto das Cidades) e 12.587 de 2012 (Lei da Mobilidade Urbana), constituindo-se como um importante instrumento legal para o planejamento de ações públicas no campo da mobilidade urbana, visando atender às necessidades da população pessoense e do desenvolvimento urbano”, justificou o Executivo Municipal.

O colegiado também acatou dois PLOs de autoria dos vereadores: o 1844/2023, do presidente da CMJP, vereador Dinho (PSD), denominando de José Carlos da Silva um equipamento público a ser construído no terreno localizado na Avenida São Rafael, no bairro Castelo Branco, ainda sem denominação oficial; e o 2026/2024, do vereador Milanez Neto (MDB), instituindo o dia 22 de maio como o ‘Dia Municipal de Prevenção à Pré-Eclampsia’, tendo como objetivo a realização de atividades, palestras e campanhas informativas com o intuito de alertar, educar e mobilizar as gestantes para a prevenção e diagnóstico precoce, bem como sensibilizar a imprensa e, por meio dela, amplificar a disseminação das informações para o maior número de pessoas.