João Pessoa, 21 de julho de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Agenda: ‘Dia Internacional da Mulher’,...
Agenda: ‘Dia Internacional da Mulher’, ‘Educação Sem Ideologia’ e ‘Dia Mundial do Consumidor’.
08.03.2024
Damião Rodrigues
Juliana Santos

Na semana entre os dias 11 e 15, serão realizadas três sessões especiais

Na próxima semana, entre os dias 11 e 15, o plenário Senador Humberto Lucena, na sede da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), estará movimentado com homenagens a mulheres, debate sobre o tema ‘Educação Sem Ideologia’, além da celebração do ‘Dia do Consumidor’. Serão realizadas três sessões especiais.

Já na segunda-feira (11), a partir das 14h, será realizada uma homenagem às mulheres, durante sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O evento, proposto pelo presidente Casa, vereador Dinho (Avante), acontece em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. A solenidade contará com apresentações artísticas de mulheres, presença e pronunciamento de autoridades, que vão debater temas como enfrentamento da violência e formas de ampliar a participação feminina na política e no mercado de trabalho.

Na ocasião, também serão entregues diplomas e honrarias a mulheres que são destaque na sociedade pessoense. Serão homenageadas com o Diploma Mulher Cidadã Ednalva Bezerra de Lima: primeira dama do Estado da Paraíba, Ana Maria Sales Lins; primeira dama de João Pessoa, Maria Lauremília Assis de Lucena; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão; a senadora (PB) Daniella Velloso Borges Ribeiro; política Eva Eliana Ramos Gouveia; advogada e política Nadja Diógenes Palitot y Palitot; servidora municipal de João Pessoa Maria de Lourdes Melo Brito; diretora do Centro de Acolhimento de Doenças Raras, Saionara Ferreira de Araújo; líder comunitária e pintora Maria Carmoniza de Lima; e as empresárias Maria Lusiara Costa Guimarães, Jaqueline Angelina da Silva, Josefa Pereira de Santana e Beatriz Lins de Albuquerque Ribeiro Teixeira de Carvalho, honrarias propostas pelo presidente Dinho; e Irmã Cleide Fontes; terapeuta holística Dayane de Freitas Duarte; enfermeira Fabíola Moreira Casimiro de Oliveira, homenagens propostas pelo vereador Marcos Henriques (PT).

Outra sessão especial vai acontecer na quarta-feira (13), a partir das 14h, para debater o tema ‘Educação Sem Ideologia’. O vereador Coronel Sobreira (MDB) propôs a discussão.

“A Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, realizada no final de janeiro, em Brasília, reuniu representantes da área educacional e de organizações de todo o país para debater as diretrizes que vão nortear o sistema educacional brasileiro pelos próximos 10 anos. A Conferência revelou-se um verdadeiro show de horrores ideológico. Então nesta sessão, vamos dialogar com autoridades e entidades sérias sobre o bem que queremos para a educação de João Pessoa, bem como reforçar os perigos de ideologizar a sala de aula”, justificou o Coronel.

Encerrando os eventos da semana, na sexta-feira (15), a partir das 9h, em sessão especial, o vereador Odon Bezerra (PSB) vai comemorar o ‘Dia Mundial do Consumidor’.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, oficialmente, em 15 de março de 1983. Entretanto, a iniciativa é ainda mais antiga, dos anos 1960, quando o então presidente dos EUA, John Kennedy, fez um discurso salientando os direitos que todo consumidor tem, como o direito à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido, etc. Após o discurso, em paralelo com as mudanças ocorridas pela industrialização, vários países começaram a voltar sua atenção para a importância da proteção ao consumidor. Essa é uma das principais bandeiras do mandato do autor da sessão, vereador Odon Bezerra, que foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Paraíba (OAB-PB) por dois mandatos, de 2010 a 2015, que teve a defesa dos direitos do consumidor como uma das prerrogativas de suas gestões.

Compartilhe:
© Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.