João Pessoa, 27 de setembro de 2025
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Vereadora reforça luta contra trabalho...
Vereadora reforça luta contra trabalho infantil
12.06.2025
Clarisse Oliveira
Olenildo Nascimento

Jailma Carvalho (PSB) também destacou Voto de Aplauso ao Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba

Na manhã desta quinta-feira (12), a vereadora Jailma Carvalho (PSB) lembrou que 12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e reforçou a luta pela causa na Paraíba. A parlamentar ainda destacou o Voto de Aplausos, aprovado, ao Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti-PB).

“Este é o dia em que o Brasil e o mundo voltam os olhos para a realidade que ainda atinge milhões de crianças: a exploração precoce, o abandono da infância e a negação dos direitos básicos. São meninos e meninas que deveriam estar na escola, mas, por diversos fatores, estão nas ruas, expostos a riscos, abandono e violência”, afirmou a vereadora, lembrando que existem órgãos e fóruns dispostos a combater esse cenário, a exemplo da Fepeti-PB.

Sobre o trabalho do Fórum, a vereadora afirmou: “Reconhecemos o trabalho e a importância do Fepeti-PB no combate ao trabalho infantil. O Fepeti reúne mais de 40 entidades da sociedade civil, órgãos públicos, universidades, sindicatos e movimentos sociais, atuando de forma transversal, colaborativa e comprometida com a erradicação do trabalho infantil e a promoção do trabalho protegido e digno para adolescentes”, destacou a parlamentar, salientando que é nessa discussão que surgem políticas públicas importantes para a erradicação da evasão escolar, como o ‘Primeira Chance’, ‘Pé de Meia’, ‘Primeiro Emprego’.

Segundo Jailma, a instituição se destaca pela construção de pontes entre diferentes setores, formulando estratégias integradas e fortalecendo políticas públicas intersetoriais, principalmente na educação, assistência social, cultura, saúde e justiça. “O fórum desenvolve campanhas educativas, forma profissionais de diversas áreas e dá voz ativa a adolescentes, por meio de um comitê de participação juvenil, que contribui diretamente para o planejamento e a execução de ações”, explicou.

“Hoje, a gente se soma a essa luta e a essa campanha. Já discutimos isso quando passamos pela Secretaria de Desenvolvimento Humano, junto com o Fórum e com a sociedade civil, que faz o controle social. Contem conosco, com nosso mandato. A nossa luta é pelo direito e proteção de nossas crianças, porque lugar de criança é nas escolas. Tenho certeza de que esta Casa e meus nobres pares estarão juntos, fortalecendo políticas públicas que possam garantir o direito das crianças à escola, lazer e a ter uma infância feliz”, concluiu a parlamentar.

Compartilhe:
© Copyright 2023-25. Todos os Direitos Reservados.