Milanez Neto (MDB) visitou a Escola Bilíngue Dom José Maria Pires e a Escola João XXIII

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta terça-feira (18), o vereador Milanez Neto (MDB) relatou visitas feitas à Escola Bilíngue Dom José Maria Pires e à Escola João XXIII. O parlamentar, portanto, voltou a criticar o Executivo Municipal. “Na semana passada, fui desafiado por alguns colegas vereadores a fazer a ‘Caravana da Educação’ e eu comecei”, informou.
De acordo com Milanez, o que ele ouviu e constatou durante as visitações difere de alguns dados trazidos pelos vereadores da bancada de situação. “Disseram que havia aumentado significativamente o número de vagas nas escolas, e eu tenho declarações de servidores das duas escolas de que um único novo aluno foi acrescido a elas, de um ano para o outro. Disseram que tinham sido entregues os fardamentos aos alunos da rede municipal, mas eu também tenho declarações de que um único fardamento foi entregue. Esqueceram de dizer que o número de vagas [nas escolas] aumentou, mas porque foram repassados alguns alunos da rede estadual para a rede municipal”, relatou.
Ainda sobre a educação na cidade de João Pessoa, o parlamentar criticou o Executivo Municipal por não ter realizado, até então, um concurso público para profissionais da área, conforme, segundo ele, foi anunciado. Milanez também informou que formalizou, nesta terça-feira (18), a situação: “Tenho certeza de que o Tribunal de Contas tomará, junto ao Ministério Público de Contas e ao Ministério Público Estadual, as medidas cabíveis para que, de uma vez por todas, a política possa ser feita com ‘P’ maiúsculo, e não se torne ‘politicagem’. Para que aquelas pessoas que estudaram, que fizeram cursinhos para um concurso anunciado para a Educação, no ano passado, não sejam ludibriadas para, no final, outras serem nomeadas através da caneta de gestão”.
O parlamentar asseverou que continuará fazendo visitações. “Continuaremos prontos para visitar com a bancada do governo qualquer escola do município de João Pessoa”, reforçou.
Em aparte, o líder do governo, Odon Bezerra (PSB) argumentou: “Antes tarde do que nunca. Quero recordar, quando nós iniciamos a legislatura passada, a visitação que fizemos em escolas do município de João Pessoa. A história dessa escola [Escola Bilíngue Dom José Maria Pires] é que ela foi construída com o dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional e inaugurada pela gestão anterior, ainda inacabada. Isso porque a empresa contratada simplesmente abandonou a obra, e reabrir uma licitação é complicado”.
De acordo com Odon, as 43 escolas reformadas pela atual gestão foram encontradas em situação ainda pior. “São 43 escolas reformadas que estavam um caos. Vou trazer aqui como a Secretaria de Educação encontrou as escolas do município e como as 43 escolas, hoje ampliadas e reformadas, estão recepcionando nossos alunos”, defendeu o líder.