João Pessoa, 1 de outubro de 2025
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Valorização e incentivo a esportistas...
Valorização e incentivo a esportistas são tema de pronunciamento
07.12.2023
Rebeca Neto
Olenildo Nascimento

Milanez Neto (PV) questionou pagamento do Bolsa Atleta e pediu que critérios objetivos e lógicos sejam estabelecidos para que o recurso tenha melhor utilização

A valorização e o incentivo a esportistas paraibanos foram o tema do pronunciamento do vereador Milanez Neto (PV), nesta quinta-feira (7), na Câmara Municipal de João Pessoa. O parlamentar questionou o pagamento do Bolsa Atleta, programa que garante condições para a dedicação exclusiva ao esporte.

“Como a gente inverte os papeis! Os Estados Unidos recrutam as pessoas para dar bolsas em universidades para que tragam o que sabem quanto ao esporte e assim defender aquelas universidades. Na Paraíba, fazemos o inverso. O esportista fica no sinal vendendo água, rifa, apelando ao poder público estadual e federal. Todos os dias recebemos atletas à nossa procura para terem condições de disputar um campeonato. E recebi a informação de que o estado não pagou o Bolsa Atleta deste ano. Não temos em João Pessoa efetivado o programa, que nada mais é do que dar o mínimo de condição para que o atleta, de forma digna, possa representar o nosso estado e nosso país”, destacou Milanez.

De acordo com o vereador, mesmo diante de dificuldades, o estado comemora as vitórias no Jiu Jitsu de Arthur Piloto, no campeonato mundial de Abu Dhabi, e de Davi Guilherme, no Rio de Janeiro. “Neste momento, a gente poderia estar comemorando muito mais. Como é doloroso a gente andar nas comunidades de nossa cidade e ver um crescimento avassalador do uso de drogas e ver vários outros adolescentes pedindo para que possam praticar esporte em nosso estado”, ponderou.

O parlamentar pediu verificação do pagamento das bolsas e que critérios objetivos e lógicos sejam estabelecidos para que o recurso tenha melhor uso. “Aqui, não está sendo feita uma crítica, mas uma reflexão. Se a gente dá o valor necessário ao esporte no nosso estado, se a gente estivesse fazendo investimento no esporte no nosso estado, quanto estaríamos economizando na saúde pública? Quantos jovens poderiam estar no esporte em vez de estar nas drogas, atrás de clínica de reabilitação de dependência química? Quantas vidas estaríamos salvando se estivéssemos gastando recurso no esporte em vez de estar gastando em delegacias e penitenciárias para prender jovens que não tiveram oportunidade de mudar uma trajetória? Eu quero que amanhã as pessoas que fazem esportes não precisem estar indo em sinal pedir dinheiro. Quero que estejam em universidades pagas pelo poder público para que continuem praticando o esporte e tendo o que um país de primeiro mundo dá, que é dignidade, valorização e respeito”, salientou.

O colega parlamentar Zezinho Botafogo, ex-secretário de esportes da Paraíba (PSB), informou que o Bolsa Atleta havia sido ampliado após pedido e que, por conta do processo eleitoral do ano anterior, não tinha sido possível iniciar o pagamento. Ainda segundo ele, o programa está em vigor e sendo pago em dia. Zezinho também afirmou que existe uma comissão que analisa critérios, e normas que são seguidas. “Já houve um grande avanço”, ressaltou.

Já o vereador Carlão (PL) comentou: “O que nós todos queremos é a conquista do recurso chegando para o atleta, a possibilidade do deslocamento, e, com isso, vencer desafios nas quadras e tatames. As pessoas estão cansadas de ver aprovação de projeto. O que a gente quer é Bolsa Atleta na mão do atleta”.

Junio Leandro (PDT) acrescentou: “Eu fui um desses atletas que foi para o sinal e o que mais vejo lá são aqueles que precisam de pelo menos uma passagem. Muitas vezes não pedem nem o Bolsa Atleta, querem apenas a passagem. Outra coisa que vejo com preocupação é de que forma ocorre a avaliação de quem tem direito ou não a receber. A Paraíba é uma potência no Jiu Jitsu, e como é que esses atletas que tem títulos mundiais não conseguem receber o bolsa atleta?”.

Compartilhe:
© Copyright 2023-25. Todos os Direitos Reservados.