João Pessoa, 6 de novembro de 2025
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Renovação: vereador eleito fala sobre...
Renovação: vereador eleito fala sobre bandeiras de mandato na Rádio Câmara
13.11.2024
Rebeca Neto
Olenildo Nascimento

O convidado desta semana foi o vereador Fábio Carneiro (Solidariedade), eleito com 4.900 votos

Nesta quarta-feira (13), a Rádio Câmara de João Pessoa (88.7MHz) deu continuidade à série de entrevistas com parlamentares eleitos para a próxima Legislatura (2025-2028) recebendo Fábio Carneiro (Solidariedade). A jornalista Edileide Vilaça conversou com o vereador eleito sobre a trajetória política e suas principais bandeiras de mandato. O programa será reprisado nesta sexta-feira (15 de novembro), às 8h.

Fábio Carneiro é natural de João Pessoa e chega ao seu primeiro mandato na Casa Legislativa com uma bagagem de experiências na gestão pública. Entre as suas atuações, ele esteve na Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), na Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e na Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura Municipal de João Pessoa (Seggov). “Trazemos essa experiência para indicar maneiras rápidas de executarmos planos e projetos”, afirmou.

Ele explicou como essas vivências o fazem enxergar a atual situação do Centro Histórico da capital: “Sabemos que houve um deslocamento da área comercial de João Pessoa para alguns bairros, mas também verificamos que muita coisa permaneceu aqui e, principalmente, a nossa história. Esse deslocamento fez com que alguns empreendimentos fechassem, falissem ou fossem para outros bairros, como Mangabeira, Valentina, Geisel e as praias. Hoje, todos os bairros têm ruas comercias, que antes, há 20 ou 30 anos, não tinham. Então, precisamos ter um olhar de cuidado com esse espaço”.

Fábio também destacou: “Acredito que o Centro de João Pessoa é vocacionado para o turismo e, inclusive, para o comércio turístico também. O interior de Minas Gerais, por exemplo, é vocacionado pelo patrimônio histórico que tem e nós temos esse patrimônio, temos um acervo cultural imenso. Devemos investir no turismo, no empreendedorismo gastronômico e religioso. A gente deve cuidar muito bem disso e atrair o empreendedor para que isso seja uma forma de divulgação e de gerar emprego e renda para a população”.

Referindo-se ao Centro Histórico, uma de suas futuras proposituras é para o enfrentamento emergencial da situação: “Podemos propor que todo sábado tenhamos tarifa zero nos ônibus para quem quiser se deslocar para o Cento da cidade. Durante a manhã, o cidadão que vem ao Centro faz as suas compras e à tarde desfruta da parte cultural. Acredito que essa medida tenha mais benefícios do que gastos e pode atrair mais empresas para o Centro de João Pessoa. Um Centro vivo tem que ter gente, e o Centro vai se preparar para receber esse público com promoções especiais. A gente tem que incentivar que os parques também tenham atividades todo final de semana”.

Entre as bandeiras de atuação que o parlamentar eleito pretende se dedicar estão a saúde e a ideia de “gabinete integrado”. Sobre o primeiro tema, ele explanou sua percepção quanto à saúde dos olhos: “Sem saúde, ninguém faz nada. Com saúde, todos conseguem trabalhar, participar da vida cultural e econômica. E a saúde precisa se atentar à prevenção. João Pessoa precisa rapidamente começar a combater os problemas de visão, porque cerca de 40% da população tem problema de vista. Vou colocar um projeto indicativo para a criação de um Centro de Visão em João Pessoa, porque a visão é de suma importância para garantir a qualidade de vida”.

Quanto à proposta de “gabinete integrado”, Fábio citou o desejo de trabalhar em parceria com seu irmão, Eduardo Carneiro (Solidariedade), que é deputado estadual da Paraíba: “Se nós temos uma mesma visão de João Pessoa, temos como unir dois mandatos, um de deputado estadual e outro de vereador, para ampliarmos ações em prol da cidade”.

Por fim, ciente do envelhecimento da população, Carneiro comentou a respeito do atendimento para idosos e deficientes físicos: “Acompanho alguns casos na questão de um Centro de Idosos. O Ministério Público também acompanha esse trabalho, porque ele tem uma promotoria especializada no acolhimento dos idosos. No Altiplano, temos o Centro do Idoso, mas precisamos da construção de mais um na Zona Sul da cidade. Só temos o Centro de Referência do Altiplano”. Ele também falou sobre a importância do fomento de atividades culturais e políticas públicas voltadas a essa população.

Compartilhe:
© Copyright 2023-25. Todos os Direitos Reservados.