A partir das 19h, o rapper fala sobre sua atividade artística e sua atuação na modificação da vida de jovens negros e periféricos
O cantor, compositor e produtor musical Anderson Cibelius Gomes da Silva, mais conhecido como Preto A, um dos principais nomes paraibanos do rap, conversa com o apresentador Fuba, no programa Nossa Gente desta sexta-feira (18). A partir das 19h, o rapper fala sobre sua atividade artística e sua atuação na modificação da vida de jovens negros e periféricos.
Preto A é o fundador da produtora Cristomaika, que gera movimento de mudança social na vida de jovens negros e periféricos. De acordo com o artista, mais de 270 cestas básicas foram doadas para famílias carentes durante a pandemia. O rapper usa a música para contribuir com mudanças na questão da desigualdade racial no Brasil, e busca o reconhecimento sobre a atuação de pessoas negras nas mais diversas áreas.
O músico, através de sua produtora e de sua arte, reverbera uma mistura da realidade periférica e da sua visão social, ajudando jovens e adolescentes de baixa condição financeira a ingressar na música e na arte.
O artista
Preto A é natural de João Pessoa, oriundo do bairro do Cristo Redentor. Com ideias fortes e revolucionarias, é um dos principias nomes do rap paraibano. Entre suas atividades, ele participou do Fórum Municipal do Hip Hop em João Pessoa, de 2004 a 2008; foi instrutor de Informática Básica, monitorando salas de aula, de 2008 a 2011; atuou como instrutor de aulas de rimas e poesia no Centro de Referência da Juventude (CRJ) do Valentina, em 2018; integrou o grupo Nh3, como MC, em 2002; e foi vencedor na seletiva do encontro nordestino de Hip-Hop em 2006, representando a Paraíba. É fundador do coletivo Cristomaika de produção musical e audiovisual e lançou o EP Pés no Chão, em 2019.
O programa Nossa Gente é exibido sempre às sextas-feiras, às 19h30, pela TV Câmara de João Pessoa (canal aberto digital 6.2; canal 23 da TV a cabo) e fica disponível no canal do YouTube da emissora (/tvcamarajp). A atração também é exibida em podcast e na programação da Rádio Câmara FM (88,7MHz) às sextas-feiras, a partir das 13h.