João Pessoa, 13 de dezembro de 2024
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Professor e Advogado com 50...
Professor e Advogado com 50 anos de atuação recebe Medalha Cidade de João Pessoa
09.11.2022
Redação

José Carlos Ferreira da Luz se dedica ao estudo e ensino do Direito na Paraíba nos últimos 50 anos, superando as dificuldades de uma origem humilde

Uma sessão solene na tarde desta quarta-feira, 9, marcou a entrega da Medalha Cidade de João Pessoa ao advogado e professor de Direito José Carlos Ferreira da Luz que há 50 anos se dedica ao estudo e ensino do Direito na Paraíba. José foi um menino humilde nascido em Cruz das Armas e galgou espaços no mercado de trabalho e no segmento acadêmico graças aos próprios esforços. A propositura da homenagem foi do vereador Junio Leandro (PDT).

“Sinto orgulho de estar como vereador hoje e bem pouco tempo atrás ter sido aluno do professor José Carlos e de tantos docentes que hoje estão aqui. Meu primeiro contato com ele foi maravilhoso. Eu havia cursado dois períodos do curso de Direito em outra instituição e já tinha pensado em desistir, mas ele reacendeu a chama da busca pela Justiça em mim”, disse Junio.

José Carlos Ferreira da Luz foi o aluno mais jovem a conseguir ingressar na Escola Técnica Federal da Paraíba, hoje Instituto Federal da Paraíba. Por causa das modestas condições financeiras, desde cedo precisou trabalhar, inicialmente ajudando o pai que era comerciante e depois exerceu uma miríade de empregos episódicos. O jovem negro viu nos estudos a única oportunidade de ascender economicamente e superar as barreiras sociais que lhe eram impostas. Aos 16 anos, foi admitido para trabalhar na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba. Depois, foi aprovado em concurso para escriturário, passando a gerente em Santa Luzia, Sousa, Cajazeiras e Piancó. A graduação em Direito na UFPB se deu em 1997 se se tornou mestre em 2003 pela UFPE, mesmo ano em que se tornou professor do Bacharelado em Direito no Iesp. Na instituição, em 2009, passou a ser coordenador do curso, cargo que ocupa até hoje.

Depois da justificativa da propositura, feita pelo vereador Junio Leandro, foi a vez do professor Valberto Azevedo ir à tribuna falar sobre o homenageado. “Esse reconhecimento à trajetória de José Carlos se estende a todos nós porque vemos nele um pouco de nós e das lutas que travamos no cotidiano. Ele é uma pessoa admirável por onde passa. Sua firmeza nos chama a atenção e ajudou a constituir o êxito da instituição de ensino, mas principalmente forma mais do que meros profissionais, cidadãos de bem que levam adiante essa contribuição que o ensino deu à vida deles”.

A pró-reitora Acadêmica Iany Barros também destacou as qualidades de José Carlos: “Quando a gente conhece alguém, faz um julgamento de valor. Quando convive com ela, faz outro. E quando é parceiro, amplia esse conceito. Ele é um parceiro na atividade acadêmica, ampliamos nossas diferenças e convergências. Ele é um consultor interno para mim dentro da instituição. José Carlos é humilde para toda a capacidade que ele tem e opina e decide sobre conflitos para os quais a gente não encontra saída”.

Após receber a honraria, o professor fez um retrospecto de sua vida e agradeceu a ajuda de muitas pessoas que o auxiliaram em diversos momentos da vida. “Nesta jornada de décadas, nunca estive só. Com humildade, digo que esta honraria não representa apenas o esforço de um indivíduo, mas da mobilização de forças de todos aqueles que no decorrer da minha vida acadêmica e profissional contribuiram para a superação das muitas dificuldades que encontrei. Tenho certeza que Deus iluminou meus caminhos colocando pessoas que sempre me deram forças para seguir em frente”, disse o homenageado citando dois “faróis” em fases boas e árduas da vida: seu filho Marcel e Políbio Alves, poeta e intelectual, seu primo e “mentor”.

Fotos: Juliana Santos

Compartilhe:
© Copyright 2023-24. Todos os Direitos Reservados.