João Pessoa, 19 de outubro de 2025
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Parlamentar pede correção de Portaria...
Parlamentar pede correção de Portaria que altera horário de trabalho dos agentes comunitários de saúde, em JP
21.08.2025
Rebeca Neto
Olenildo Nascimento

Em pronunciamento na CMJP, o vereador Fábio Carneiro (SDD) defendeu a categoria

Após a publicação da Portaria 066/2025 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, que delibera a respeito do horário de trabalho, relatórios e metas para os agentes comunitários de saúde do Município, o vereador Fábio Carneiro (SDD) saiu em defesa da categoria. O parlamentar relatou ter se reunido com representantes dos agentes e solicitou que a Secretaria de Saúde atenda aos pleitos.

“Meu apelo ao secretário de saúde é que atenda ao Sindicato dos Agentes Comunitários do Município, no tocante a tudo o que foi discutido na nossa reunião, por causa da Portaria 066/2025, a exemplo de horário e condições de trabalho, aquisição de novos tabletes para os agentes, fardamento, instalação de internet em todos os postos de saúde e, o principal, que é o PCCR da categoria, além de um aumento real de 5%”, explanou Fábio Carneiro.

Para o vereador, é preciso atentar às solicitações desses profissionais, tendo em vista a importância deles para a população. “São servidores muito importantes para a cidade. Eles desafogam os postos de saúde e fazem o atendimento nas casas de quem mais precisa”, defendeu.

O parlamentar discordou sobre a exigência de metas: “Uma questão na Portaria que acho importante ser retirada é a obrigatoriedade de cada agente comunitário ter uma meta. Já existe uma Lei Federal que determina que cada agente tenha o seu território como meta”. “Na reunião que tivemos, foram corrigidas algumas informações que chegaram à opinião pública e à Secretaria, de que mais de 500 agentes não teriam produtividade. Os agentes comunitários que não tiveram produtividade estavam realizando o cadastramento, por orientação da Secretaria de Saúde, outros estavam de licença, e uma minoria estava à disposição de outras secretarias”, explicou.

“O meu apelo à Secretaria do Município é que corrija, com urgência, essa Portaria, para dar tranquilidade a toda essa categoria, que é tão importante para a saúde da Capital”, concluiu.

Compartilhe:
© Copyright 2023-25. Todos os Direitos Reservados.