João Pessoa, 4 de novembro de 2025
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação é a base para...
Educação é a base para combater fake news e discursos de ódio, defende vereador
02.03.2023
Rafaela Cristofoli
Olenildo Nascimento

Marcos Henriques (PT) repercutiu fala do deputado estadual paranaense Renato Freitas, do mesmo partido, sobre o tema

Os perigos da desinformação causada pela disseminação de fake news foram tema do pronunciamento do vereador Marcos Henriques (PT), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (2). O parlamentar repercutiu o primeiro discurso do deputado estadual Renato Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Paraná.

Citando o deputado paranaense, Marcos Henriques alertou que empresas têm usado seu capital tecnológico para influenciar democracias no mundo. “Nós temos uma geração sendo criada por fake news, pessoas que estão sendo direcionadas a cair em um precipício. Que geração é essa que acredita que o nazismo é de esquerda? Que distorção da história é essa, quando o ponto de convergência entre Hitler e Mussolini foi justamente o combate ao comunismo? Como é simples deixar que outra pessoa pense por nós! Por isso existe uma fábrica de mentiras”, observou.

O vereador lembrou que uma das primeiras medidas do ex-presidente Jair Bolsonaro no que diz respeito à educação foi reduzir a carga horária da filosofia e da sociologia, e voltou a citar o discurso do deputado paranaense: “Filosofia: ‘filo’, quer dizer amizade, amor fraternal; e a etimologia da palavra ‘sofia’ quer dizer sabedoria. Quem é inimigo do amor e da sabedoria? Quem odeia o saber? Aqueles que se alimentam da ignorância. A ignorância e a mentira produzem a discórdia, a discórdia é inimiga da verdade, e ambas produzem a morte”.

Para Marcos Henriques, o combate à disseminação de notícias falsas e discursos de ódio passa essencialmente pelo fortalecimento da educação. “O ensino não reflexivo estimula a preguiça intelectual e a disseminação de fake news de forma intencional. Só é possível combater a ignorância com conhecimento, verdade e educação”, defendeu.

A desinformação, de acordo com o vereador, criou o “bolsonarismo”. “Nós vimos coisas monstruosas nos últimos tempos, dentre elas o vereador de Caxias do Sul (RS) Sandro Fantinel (Patriota), que ofendeu trabalhadores encontrados em condições análogas à escravidão, uma verdadeira aberração bolsonarista”, lamentou. “São monstros que desconstroem, desinformam, que prendem em suas próprias bolhas nas redes sociais. Eu espero o dia em que as casas legislativas tenham mais pessoas humanistas, e não pessoas que pregam o ódio e a mentira”, desejou.

Compartilhe:
© Copyright 2023-25. Todos os Direitos Reservados.