A visita ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º)
Na manhã desta quarta-feira (1º), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis, instalada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para investigar suposta prática de cartelização entre os postos, realizou uma visita ao Procon Estadual da Paraíba. De acordo com o vereador Mikika Leitão (Republicanos), que preside a Comissão, a reunião faz parte das ações planejadas visando a obtenção de informações.
“Assim como o Procon Municipal, o Estadual vem sempre fiscalizando os postos de gasolina. Viemos buscar subsídios, informações”, explicou o parlamentar, comunicando que esta tarde a CPI também vai ao Procon Municipal.
Mikika informou o que inclui, até o momento, o planejamento de ações da Comissão: “Temos 120 dias para concluir a CPI. Estamos convidando algumas pessoas para, no dia 8 de outubro, participar da sessão da CPI, na Câmara Municipal. Depois, vamos montar estratégias para visitar fornecedores e postos de combustíveis”.
Késsia Liliana, superintendente do Procon-PB, declarou que o órgão sempre se colocará à disposição para que a população seja bem informada. “Nosso trabalho é fiscalizar, notificar, pesquisar preços no entorno e nortear os consumidores paraibanos a respeito dos valores. É importante informarmos os preços médios praticados em mercado porque nós, consumidores, temos o poder de escolher onde comprar”.
Ela ainda esclareceu: “O preço é livre, não existe tabelamento. Nós estamos diante da livre concorrência, em que o consumidor deve buscar a qualidade e o preço mais baixo. Nesse sentido, quando nós detectamos alguma irregularidade, é nossa missão tentar coibir eventuais problemas que possam lesar o consumidor”.
A CPI dos Combustíveis foi instalada no dia 22 de setembro, através de uma propositura do vereador Guguinha Moov Jampa (PSD), que integra a Comissão ao lado dos membros Valdir Trindade (Republicanos), Fábio Carneiro (SDD), Jailma Carvalho (PSB), Fábio Lopes (PL), o presidente Mikika Leitão (Republicanos) e o relator Tarcísio Jardim (PP).