Símbolo de enfrentamento ao feminicídio foi instalado no hall do prédio sede do Legislativo Municipal
Com os dizeres “Neste banco poderia ter uma mulher exercendo sua cidadania, mas ela foi vítima de feminicídio”, um banco vermelho, símbolo internacional de enfrentamento à violência contra a mulher, foi instalado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta terça-feira (12). A ação simboliza a adesão oficial do Parlamento Mirim à campanha Agosto Lilás.
“Quantas mulheres poderiam estar sentadas neste banco, em busca da sua cidadania, trabalhando, cuidando dos seus filhos, cuidando do seu lar ou do seu trabalho, não é? O problema é que, infelizmente, o homem ignorante, o homem machista, o homem que se acha proprietário da mulher, não está respeitando o direito dela estar aqui. Aqui, poderia estar uma mulher que infelizmente está morta”, lamentou Eliza Virgínia (PP).
“Parece que [os agressores] se sentem donos da mulher. E o pior é que agora estão inventando doenças, que são sérias, para encobrir a violência. Ninguém é dono de ninguém. O homem que não aceita isso precisa entender que a violência não é o caminho”, acrescentou a parlamentar.
A vereadora Jailma Carvalho (PSB) enfatizou a importância de combater essa violência e de acolher as vítimas. “É preciso lembrar que essa violência acontece todos os dias, e em todas as horas. No Brasil, quatro mulheres são assassinadas por dia pelo simples fato de serem mulheres. Então, a adesão da Câmara Municipal a campanhas como essa é para dizer às mulheres que há uma rede de apoio, há uma rede de proteção e que há justiça”, declarou.
“Nosso papel aqui na Casa é dizer que nós somos a favor da vida das mulheres e que lutaremos em defesa do enfrentamento contra qualquer tipo de violência. É esse suporte e apoio que o Poder Público e a Casa Legislativa dão, pensando leis e projetos que possam garantir e melhorar a vida das mulheres”, enfatizou Jailma Carvalho.
O presidente da Câmara, Dinho Dowsley (PSD), parabenizou a iniciativa do Ministério Público Federal (MPF), através da procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Janaina Andrade, e as vereadoras Eliza Virgínia e Jailma Carvalho pela atuação diária na pauta. “A Câmara toma essa iniciativa para chamar atenção para essa chaga que ainda existe, que é a violência contra a mulher, o feminicídio, que vem aumentando cada dia mais. Isso não é admissível. A mulher não pode ser violentada. Isso tem que virar passado”, defendeu.
Campanha Agosto Lilás
Promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público da Paraíba (MPPB), a campanha Agosto Lilás visa a combater a violência contra a mulher e lembrar os 12 anos da ‘Lei do Minuto Seguinte’ e os 19 anos da ‘Lei Maria da Penha’, comemorados no dia 7 de agosto.