João Pessoa, 7 de novembro de 2025
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Campanha sobre Setembro Amarelo tem...
Campanha sobre Setembro Amarelo tem destaque nas Redes Sociais da CMJP
18.09.2024
Secom/CMJP
Divulgação

O tema “Transtorno não é acessório” tem o objetivo de conscientizar a população de que o diagnóstico de transtornos mentais deve ser emitido por profissionais especializados

A Campanha sobre o Setembro Amarelo desenvolvida pelas Redes Sociais da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi a mais compartilhada até aqui. A postagem com o tema “Transtorno não é acessório” tem o objetivo de conscientizar a população de que o diagnóstico de transtornos mentais deve ser emitido por profissionais especializados.

A campanha alerta que a rotina com muitas telas e horas de trabalho, aliada à falta de hábitos saudáveis, atrapalha o sono, a capacidade de socializar e diminui a concentração, sintomas que podem ser confundidos com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por exemplo. Por isso, destaca a importância de diagnósticos feitos com métodos clínicos que avaliam cada pessoa particularmente e por profissionais especializados.

A postagem ainda adverte que, apesar das brincadeiras e memes abordando o assunto na internet, ter um transtorno é um assunto sério, e que o Setembro Amarelo é um mês importante para acolher, falar sobre os transtornos mentais e incentivar a prevenção ao suicídio.

“A Câmara Municipal de João Pessoa tem feito um trabalho especial nas redes sociais, com conscientização política, informação e entretenimento, tudo isso para trazer sempre conscientização para população, não só no que diz respeito à Casa do Povo. Sobre esse tema especifico de saúde mental, queremos fazer com que as pessoas reflitam sobre o assunto, não só no mês de setembro”, explicou a jornalista e apresentadora Maria Eduarda Camilo, a Madu.

Ela inda destacou a sua satisfação pelo engajamento do post. “Fiquei muito feliz com a repercussão, porque a gente tentou trazer justamente a desmistificação de tentar colocar os transtornos mentais e os problemas cognitivos como algo que é um acessório, divertido e pop, mas não é isso. Esses problemas precisam de diagnóstico e de acompanhamento psicológico, precisam de respeito. Acho que a mensagem foi clara e abraçada pela população. Esse é nosso objetivo final: levar informação que chegue até as pessoas e que elas compreendam. O nosso papel na Câmara como um todo é esse, levar informação para o povo de maneira clara, simples e com consciência, sempre”, asseverou.

Procure ajuda

Em João Pessoa existe o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), que funciona 24h, para dar assistência emergencial psiquiátrica. O PASM fica localizado na Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, anexo do Ortotrauma de Mangabeira.

O Centro de Valorização da Vida (disque 188) também oferece serviços 24h e sem custo, para oferecer apoio emocional e prevenção do suicídio por meio de ligação telefônica.

Compartilhe:
© Copyright 2023-25. Todos os Direitos Reservados.